fundo parallax

A fé move montanhas

E01T01 – Estupro Coletivo
23 de janeiro de 2017
Os Santos amam mais do que as pessoas apegadas ao mundo.
24 de janeiro de 2017
 


A fé move montanhas

Se tiverdes fé, nada vos será impossível. No capítulo dezessete do evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, escrito por Mateus, encontramos a belíssima fala de Jesus: “Pois em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele passará. Nada vos será impossível”.

O grão de mostarda é um dos menores grãos conhecidos da humanidade e se não conseguimos fazer coisas extraordinárias como ordenar a uma montanha que se mude de lugar e ela realmente obedecer, só pode significar uma coisa: a nossa fé é insignificante. É pequena demais. Somos muito céticos. Quando um irmão vem contar que foi curado de uma enfermidade, que Jesus o curou, nós nos calamos. Não dizemos nada, mas no íntimo de nosso coração, nós duvidamos e pensamos: “Coitado! Tão ingênuo! Deve ter uma explicação científica pra isso!”. Mas a fé move montanhas, ressuscita os mortos, cura os enfermos e faz coisas ainda maiores. Um jovem frade tido como muito espiritual sofria terríveis tentações. E tão grande era a sua fé em São Francisco que ele pensava em seu íntimo que se tivesse alguma coisa que pertencia ao Santo, mesmo que fossem fragmentos de unha ele conseguiria se libertar das tentações que o assolavam. Ele dizia consigo mesmo: “Oh! Se eu tivesse comigo alguma coisa de São Francisco, pelo menos um pedacinho de suas unhas, acho que toda essa tempestade de tentações iria embora, e eu voltaria a viver em paz, com o auxílio de Deus”.

Tão obstinado estava, que pediu uma licença a seu superior e foi para o local onde nosso Seráfico Pai se encontrava. Lá, comentou com alguns frades sobre o seu desejo de ter consigo aparas das unhas do Frei Francisco, mas estes o advertiram que isso não seria possível, pois sempre que eles cortavam as unhas do Santo de Deus, o mesmo ordenava que jogassem fora, pois ele tentava evitar todo e qualquer tipo de idolatria de sua pessoa. Evitar fanatismos e peregrinações que aconteciam aos montes o tempo todo.

Estamos tratando do espírito profético de São Francisco, e percebemos aqui que o jovem foi até o local onde o Santo morava para conseguir os fragmentos de unha, mas não teve coragem de pedir pessoalmente a Francisco. Comentou com outros frades que rapidamente o desencorajaram. Eis que sem saber o que se passava, o pobrezinho de Assis mandou chamar o frade responsável por cortar a sua unha e desta vez ao invés de mandar jogar fora, ordenou que fosse entregue àquele que tanto as queria. E o jovem frade guardou as aparas das unhas de Francisco de Assis com muita devoção e logo ficou livre de todas as tentações.

Será que as unhas de São Francisco eram milagrosas? Ou foi a fé do rapaz que fez com que ele ficasse livre das tentações? Jesus costumava dizer ao curar uma pessoa: “Vai, a tua fé te salvou”. Existem muitas relíquias de santos espalhadas pelo mundo a fora, mas meu irmão, minha irmã, se você não tiver fé de nada adianta. Nem mesmo as aparas de unhas do próprio Cristo ou os fios de seus cabelos ou barba, poderiam fazer nada por você se você não tivesse fé. É a fé que move montanhas. Aquela mulher que sofria de hemorragia quis ao menos tocar a orla do manto de Jesus, imaginando que assim seria curada e de fato foi. As pessoas procuravam se deixar tocar pela sombra de Pedro para serem curadas e o eram de fato. Se tiverdes fé, nada vos será impossível, pois o nosso Deus é o Deus do impossível.

Que assim seja. Amém.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *