fundo parallax

“A paciência é virtude que nos faz suportar todas as adversidades”

E45T03 – Existe educação cristã no mundo moderno?
5 de novembro de 2018
Será que somos surdos ao evangelho?
6 de novembro de 2018
 


"A paciência é virtude que nos faz suportar todas as adversidades" Padre Pio



Eu costumo brincar dizendo que a paciência é a ciência da paz, mas uma coisa é certa: quem tem paciência vive em paz. Em paz consigo mesmo, em paz com Deus e com o outro. Vive e transmite a paz. Nosso seráfico Pai, Francisco de Assis rezava pedindo a Deus para ser um instrumento de paz, ou seja, alguém que transmitisse a paz por onde passasse. Nós franciscanos nos cumprimentando dizendo: “Paz e bem”, pois desejamos a paz que vem do bem, do sumo bem, do eterno bem, que é Jesus.

Por outro lado, perder a paciência é perder a paz. E o que tira a nossa paz? O que nos faz perder a paciência? Será que não estamos colaborando com satanás e seus anjos para que eles roubem a nossa paz com facilidade? Será que não estamos perdendo a paciência por qualquer coisa? Se alguém corta nossa frente no trânsito, ficamos nervosos, xingamos oral ou mentalmente, perdemos a paciência, nossa paz foi-nos tirada. Mas será que é motivo suficiente para isso? Ou poderíamos contornar a situação, levar na esportiva como se diz e abençoar o motorista apressadinho? Perdemos a paciência muito fácil, com colegas de trabalho, no meu caso com os alunos, e também com os filhos, com os pais, com marido, com a esposa, tudo por causa do nosso egoísmo. Tudo porque nos preocupamos apenas com as nossas vontades com os nossos prazeres e se algo dá errado, se algo vai contra aquilo que planejamos, perdemos a paciência. Somos edonistas.

Eu costumo dizer que não tenho paciência com gente burra. Sei que não existe gente burra, sei que as pessoas são capazes de aprender, mas há pessoas que não querem entender, há pessoas que não tem como dialogar, que sempre vem com agressões e xingamentos, e não ouvem seus argumentos, simplesmente não estão afim de estudar, de se informar e vivem de achismos e jargões que ouviram na mídia, nas novelas e nos bares da vida. Filosofia de bar, poesia de muro são coisas irritantes que me tiram do sério. Em pleno século XXI encontro pessoas defendendo o comunismo, usando camisetas vermelhas com foice e martelo ou com a imagem estampada do Che Guevara. Perco a paciência, minha paz e é roubada, mas sei que tenho que trabalhar melhor isso, ter mais paciência, pois, afinal, a paciência é uma virtude e devemos praticar as virtudes se queremos ser santos.

Padre Pio nos diz que a paciência é a virtude que nos faz suportar todas as adversidades. E quantas adversidades nós temos em nossa vida, não é mesmo? Praticamente todos os dias temos um novo desafio, um novo problema, uma nova situação para resolver. Alguém que vem falar alguma coisa que você não concorda e que você precisa defender suas ideias, defender seu ponto de vista, aquilo que você acredita. Às vezes nem perco tempo debatendo, pois sei que não devemos jogar pérolas aos porcos, e assim exercito minha paciência. Mas outras vezes é difícil conseguir manter o controle. Precisamos ter inteligência emocional, para saber lidar com todas as adversidades sem perder a paciência, pois Jesus nos deu a Paz e não podemos permitir que ela nos seja roubada pro nada neste mundo.

Que assim seja,

Amém

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *