fundo parallax

De que vale perder-se em vãos temores?

E27T03 – O segredo admirável do Santíssimo Rosário
2 de julho de 2018
Novena de Nossa Senhora do Carmo 1º dia
7 de julho de 2018
 


De que vale perder-se em vãos temores?



Quando falamos em temor de Deus estamos falando de um sentimento de profundo respeito e obediência. O temor de Deus é um dos sete dons do Espírito Santo. Teme a Deus quem procura praticar os seus mandamentos com sinceridade de coração. Este não é um temor vão. O que são os temores vãos dos quais padre Pio está falando? O vão temor é aquela falta de tranquilidade, aquela sensação de ameaça. E padre Pio nos pergunta: De que vale perder-se em vãos temores? A resposta é óbvia: não vale nada. Não vale a pena ficar se desgastando, ficar se preocupando com temores vãos. Você teme que algo não dê certo? Espere. Tenha paciência. Tenha fé. Deposite sua confiança em Deus e entregando tudo nas mãos do Senhor deite sua cabeça no travesseiro em paz e deixe de lado as preocupações. Amanhã você vai ver como as coisas vão se resolver. Se derem certo, amém. Se não derem certo, amém também, pois afinal de contas só Deus sabe o que é melhor pra você.

De nada vale você perder a noite de sono ou então se indispor com as pessoas, ficar nervoso, explodir com os filhos ou com a esposa ou marido, por causa de vãos temores. Você não vai conseguir resolver tudo sozinho. Você precisa se acalmar, relaxar e esquecer. Deixar as coisas acontecerem naturalmente como se diz. Você não sabe como vai fazer pra pagar aquela conta que está pra vencer e aquele dinheiro esperado não entrou? De que adianta se desesperar? De que adianta ficar sem dormir, gritar feito louco, entrar em paranóia? Se de fato confiamos em Deus, podemos ter a certeza de que tudo se resolverá da melhor forma possível.

Este vão temor é muito semelhante ao medo. Quando temos medo de algo procuramos ao máximo evitar o contato com este algo. Por exemplo, a pessoa que tem medo de aranha procura ficar longe delas. Mas no vão temor você tem medo de uma realidade que você nem sabe se vai acontecer. Começou a chover forte, você tem medo de enchentes, mas você nem sabe se vai dar enchente ou não e começa a se preocupar demais com isso, não dorme direito, fica irritado, nervoso, por que teme o pior. É um temor em vão ou um vão temor como chama padre Pio e como já vimos, não leva a nada. Não serve para nada. Não resolve nada e só causa mais problemas. Devemos sim temer a Deus. Este não é vão temor. Este é dom. E quando tememos a Deus, nossa confiança nEle é tamanha, de forma que nenhum vão temor nos perturba.

Que assim seja,

Amém

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *