fundo parallax

Devemos obedecer somente a quem é obediente!

Saiba suportar as dores para poder participar dos sofrimentos de Cristo.
1 de fevereiro de 2017
E10T01 – O papel do homem na educação dos filhos
1 de fevereiro de 2017
 


Devemos obedecer somente a quem é obediente!

Havia um frade que acreditava que se possuísse alguma coisa que foi escrita por são Francisco, nem que fosse apenas um pequeno pedaço de papel, ele iria conseguir se livrar de uma tentação. E Francisco, sem nunca ter ouvido falar disso, mesmo porque o frade nunca teve coragem de revelar a ninguém o seu desejo, foi avisado pelo espírito santo e chamou o frade em particular e deu-lhe uma folha com louvores que ele havia escrito a Deus. Este mesmo frade, tempos depois, queria o hábito do santo.

Esse frade pensou consigo mesmo: “O pai está para morrer. Minha alma ficaria muito consolada se, depois de sua morte, eu tivesse uma túnica do meu pai”. Mas ele apenas pensou. Ele não disse nada. E mesmo assim, Francisco lhe chamou e disse: “Dou-te esta túnica. Recebe-a e passará a ser tua: vou usá-la enquanto estiver vivo, mas será tua quando eu morrer”.

Vemos como o Espírito Santo de Deus revelava as coisas a nosso seráfico pai, de forma que ele podia saber o que se passava nos corações, podia penetrar nos pensamentos e descobrir os desejos mais escondidos. E tudo isso porque São Francisco era obediente e tinha a obediência como regra de vida.

Uma ordem não deve ser questionada. Muitas vezes quando nossos superiores nos dão uma ordem, queremos inventar desculpas para não fazer. Pensamos tratar-se de algo que está além de nossas capacidades. Ou até mesmo que é algo injusto. Quando temos capítulo eletivo nas fraternidades locais, é muito comum vermos irmãos sendo escolhidos para representar a fraternidade em cargos no conselho e simplesmente negarem. Não querem assumir. Acham-se incapazes. São pessoas de pouca fé. Que não percebem que quem capacita é Deus. E que se hoje elas acham que não tem condições, que não tem tempo ou sei lá o que, Deus vai dar um jeito.

Certa vez, Francisco queria comer aipo e o cozinheiro veio com uma desculpa. Os aipos estavam acabando dizia ele, são raros, mal consigo achar um de dia, quanto mais a noite. Quantas desculpas as pessoas gostam de dar pra não fazer as coisas não é mesmo? Tem gente que eu conheço que sempre tem razão, sempre tem uma desculpa, sempre tem uma justificativa para seus erros, e pensam que nunca estão erradas.

O pobrezinho de Assis disse para o cozinheiro ir no escuro mesmo e catar qualquer erva que encontrasse pela frente, mesmo que não desse para distinguir o que ele estava colhendo. E não é que no meio das ervas que ele trouxe tinha um aipo? E São Francisco nos dá uma belíssima lição quando diz: “Irmãos caríssimos, cumpri as ordens sempre à primeira palavra, sem esperar que sejam repetidas. Não fiqueis pensando na impossibilidade porque, mesmo que eu desse alguma ordem acima das forças, a própria obediência tem suas forças”.

A própria obediência tem suas forças. Se pensamos que não seremos capazes de realizar determinada tarefa que nos foi dada por nosso superior, façamos assim mesmo, sem questionar, sem esperar que seja repetida a ordem, mesmo que saiamos no escuro, sem saber exatamente o que iremos encontrar pela frente como fez o cozinheiro, pois a força que nos falta no corpo e na alma para cumprir a tarefa, a encontraremos na própria obediência. Quando Deus vê que estamos tentando fazer algo que talvez humanamente seja impossível, Ele vem em nosso auxílio e nos ajuda porque estamos sujeitos à virtude da obediência. A obediência sempre foi muito cara para Francisco. E quantos franciscanos hoje em dia são teimosos e desobedientes. Desobedecem ao Papa, desobedecem à Igreja, desobedecem à regra de vida, desobedecem a seus próprios votos evangélicos, não vivendo a pobreza e a castidade.

Mas também não sejamos hipócritas! Devemos obedecer somente a quem é obediente! O seu pároco mandou você fazer algo que você sabe que está errado? Você sabe que é antilitúrgico? Você sabe que fere a doutrina da Igreja? Você sabe que vai contra o ensinamento do magistério? Não obedeça. Obedeça somente quem é obediente e não quem é um ditador, louco, autoritário e arrogante que se acha o dono da verdade.

Jesus foi obediente ao Pai. Até a morte e morte de cruz. Assim, sabemos que podemos obedecê-lo imediatamente, sem hesitar.

Os frades podiam obedecer cegamente a Francisco de Assis, porque não havia neste mundo, depois de Jesus, ninguém que tivesse sido mais obediente.

Aprendamos com São Francisco e sejamos obedientes mesmo quando nos parecer impossível, pois quando algo vem de Deus, até no meio das pedras, os aipos nascerão.

Que assim seja. Amém.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *