fundo parallax

Não tenhas mais medo, filho, nem te perturbe nenhuma tentação

Estenda-se sobre a Cruz para saborear os frutos da cruz
26 de janeiro de 2017
E05T01 – A mulher recatada e do lar
27 de janeiro de 2017
 


Não tenhas mais medo, filho, nem te perturbe nenhuma tentação

Deus providenciou que em um dia em que nosso seráfico Pai, Francisco, convidou o seu médico para almoçar, mas os frades o alertaram dizendo que não havia nada para comer, uma mulher batesse a porta e lhes desse uma cesta cheia: um belo pão, peixes e pastéis de camarão, coroados, por cima, com mel e uvas.

Frei Francisco já havia previsto que aquela mulher apareceria com aquela oferta de comida para os frades e por isso mesmo não titubeou ao dizer para os companheiros preparem a mesa para o médico.

Conta-se também que um frade que queria muito ser amigo de São Francisco, pois acreditava que os que fossem merecedores da amizade do santo seriam salvos. Ele nunca havia contado nada para ninguém, mas um dia ao passar em frente à cela do homem de Deus, este lhe disse: “Não tenhas mais medo, filho, nem te perturbe nenhuma tentação, porque gosto muito de ti, e és mesmo um dos mais queridos, a quem tenho um amor especial. Aqui podes vir confiadamente quando quiseres, ou ir embora quando te parecer”.

Eu gosto sempre de lembrar da passagem de Jesus no poço de Jacó quando se encontra com a mulher samaritana. Jesus sabe de detalhes sobre a vida da mulher, que ela nem podia imaginar. Jesus sabia que ela não tinha marido, que ela tinha tido cinco maridos e que o homem que estava com ela agora não era marido dela entre outras coisas. A mulher se admira por Jesus saber aquelas coisas e passa a considerá-lo um profeta. Jesus é verdadeiramente homem e verdadeiramente Deus. Deum verum de Deo vero, com diz o Credo. Jesus não sabia tudo porque Ele é Deus. Ele também foi homem como nós e teve que aprender as coisas como qualquer outro ser humano. Mas o Pai revelava muitas coisas ao Filho no que nós chamamos de “dom de ciência”. É um dom gratuito de Deus que revela aquilo que Ele quer para quem Ele quer. E Francisco de Assis, assim como outros santos foi agraciado. Tinha o dom. O espírito profético. Deus revelava-lhe muitas coisas de forma que ele não tinha dúvidas de que de fato essas coisas aconteceriam, pois tinha plena convicção de que aquela revelação vinha do Senhor.

Quantas vezes o Senhor nos fala claramente e nós não damos ouvidos. Quantas vezes Deus nos mostra o caminho e nós insistimos em fazer do nosso jeito, não é mesmo?

Estejamos abertos aos dons de Deus. Sejamos dóceis ao Espírito Santo e nos deixemos conduzir por Ele assim como fazia Frei Francisco, pois assim colheremos muitos frutos e seremos muito mais felizes.

Que assim seja. Amém.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *