fundo parallax

Novena de Santa Cecília 4º dia

Novena de Santa Cecília 3º dia
15 de novembro de 2018
Novena de Santa Cecília 5º dia
17 de novembro de 2018
 


Novena de Santa Cecília 4º dia



APERTE NO PLAY ACIMA PARA OUVIR A NOVENA


Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, Amém.

Santa Cecília, a padroeira dos músicos como é conhecida, encarnou como ninguém na história da Igreja não apenas o ideal da virgindade, mas também o da vigilância cristã. Levava sempre em seu peito o evangelho de Cristo e cantava a Deus em seu coração. Foi essa referência ao canto que a tornou padroeira dos músicos.
Mais tarde, Santo Agostinho apresenta o significado de cantar a Deus com arte e júbilo e o que é cantar com júbilo? É compreender que não se pode exprimir com palavras o que se canta com o coração. Assim que o seu coração exulte sem palavras e que a imensa extensão do júbilo não tenha limite de sílabas.
Com o ideal da virgindade, Cecília se consagrou a Deus de corpo e mente fazendo Dele o único Senhor de sua vida. Pela vigilância cristã cultivava a oração contínua na busca de rejeitar as obras das trevas e revestir-se das armas da luz.
São ideais que não perderam nem perderão a validade porque o cristão tem a missão de levar sempre o evangelho no coração como fez Santa Cecília.
Isso faz dela uma santa cujo exemplo e mensagem de vida continuam atuais, especialmente em nosso mundo secularizado, para o qual a força de um coração puro é sempre um valor a se propor e exaltar.

Quarto Dia:
O martírio: amor até as últimas consequências

Um pouco de história:
Como também se negara a adorar outros deuses e preferindo a morte à renúncia ao cristianismo, Cecília foi presa por ordem do imperador Severo e condenada a ser decapitada. Porém, por três vezes, a lâmina caiu sobre sua cabeça, sem que esta se soltasse do corpo. O milagre se deveu ao fato de Cecília ter pedido a Deus a graça de ver mais uma vez o papa Urbano. Três dias depois, quando ele chegou ao cárcere e a abençoou, ela faleceu devido aos ferimentos no pescoço.

Oração inicial:
Ó Santa Cecília, nossa admirável padroeira, rogai a Deus por nós. Que nossa vida seja um hino de louvor e gratidão e que não percamos a pureza de coração a qual nos permite ver Deus em nós mesmos e nos irmãos. Obtende-nos dele a graça de que hoje tanto necessitamos (fazer o pedido).

Pai- Nosso, Salve Rainha, Ave-Maria, Glória ao Pai...

Santa Cecília, rogai por nós.

Leitura Bíblica:
“Então Jesus disse aos discípulos: Se alguém quer vir após mim, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida a perderá; e quem perder sua vida por causa de mim a encontrará” (Mt 16,24-25)

Oração final:
Ó Deus de amor, nós vos louvamos por nos terdes dado em Santa Cecília um exemplo admirável a ser imitado na observância da castidade e da vigilância cristã. Ela viveu com todas as forças as palavras do vosso amado Filho, Jesus: “Vigiai e orai, para não cairdes em tentação; pois o Espírito está pronto, mas a carne é fraca” (Mt 26,41). Que ela seja nossa intercessora junto a vós, para que possamos crescer na santidade pela prática do amor solidário.

Para refletir:
“Obra importante é começar a conversão do mundo por nossa própria conversão”

E continuamos reunidos em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *