fundo parallax

Novena de Santa Cecília 9º dia

Novena de Santa Cecília 8º dia
20 de novembro de 2018
Somos frutos doces ou amargos?
26 de novembro de 2018
 


Novena de Santa Cecília 9º dia



APERTE NO PLAY ACIMA PARA OUVIR A NOVENA


Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, Amém.

Santa Cecília, a padroeira dos músicos como é conhecida, encarnou como ninguém na história da Igreja não apenas o ideal da virgindade, mas também o da vigilância cristã. Levava sempre em seu peito o evangelho de Cristo e cantava a Deus em seu coração. Foi essa referência ao canto que a tornou padroeira dos músicos. Mais tarde, Santo Agostinho apresenta o significado de cantar a Deus com arte e júbilo e o que é cantar com júbilo? É compreender que não se pode exprimir com palavras o que se canta com o coração. Assim que o seu coração exulte sem palavras e que a imensa extensão do júbilo não tenha limite de sílabas. Com o ideal da virgindade, Cecília se consagrou a Deus de corpo e mente fazendo Dele o único Senhor de sua vida. Pela vigilância cristã cultivava a oração contínua na busca de rejeitar as obras das trevas e revestir-se das armas da luz. São ideais que não perderam nem perderão a validade porque o cristão tem a missão de levar sempre o evangelho no coração como fez Santa Cecília. Isso faz dela uma santa cujo exemplo e mensagem de vida continuam atuais, especialmente em nosso mundo secularizado, para o qual a força de um coração puro é sempre um valor a se propor e exaltar.

Nono Dia:
Santa Cecília no Brasil

Um pouco de história:
Em 1860, por meio de um abaixo- assinado, a população paulista conseguiu seu objetivo: construção da igreja de Santa Cecília. Em 1861, os devotos construíram a capela. A atual igreja, edificada no início do século XX no bairro Santa Cecília, em São Paulo, é decorada com telas de Benedito Calixto e de Oscar Pereira da Silva, reproduzindo o batismo de Valeriano, marido de Santa Cecília, os seus esponsais, a imposição das mãos de santo Urbano em santa Cecília, o julgamento, o martírio e o túmulo - motivos inspirados na vida da padroeira dos músicos.

Oração inicial:
Ó Santa Cecília, nossa admirável padroeira, rogai a Deus por nós. Que nossa vida seja um hino de louvor e gratidão e que não percamos a pureza de coração a qual nos permite ver Deus em nós mesmos e nos irmãos. Obtende-nos dele a graça de que hoje tanto necessitamos (fazer o pedido).

Pai- Nosso, Salve Rainha, Ave-Maria, Glória ao Pai...

Santa Cecília, rogai por nós.

Leitura Bíblica:
“Quem nos separará do amor de Cristo? Tribulação, angústia, perseguição, fome, nudez, perigo, espada? Pois está escrito: ‘Por tua causa somos entregues à morte, o dia todo; fomos tidos como ovelhas destinadas ao matadouro’. Mas, em tudo isso, somos mais do que vencedores, graças aquele que nos amou” (Rm 8,35-37)

Oração final:
Ó Deus de amor, nós vos louvamos por nos terdes dado em Santa Cecília um exemplo admirável a ser imitado na observância da castidade e da vigilância cristã. Ela viveu com todas as forças as palavras do vosso amado Filho, Jesus: “Vigiai e orai, para não cairdes em tentação; pois o Espírito está pronto, mas a carne é fraca” (Mt 26,41). Que ela seja nossa intercessora junto a vós, para que possamos crescer na santidade pela prática do amor solidário.

Para refletir:
“Ter medo de amar é ter medo da vida, e os que temem a vida já estão em boa parte mortos.”

E continuamos reunidos em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *