fundo parallax

Quanto ficará no Purgatório quem julga, quem reclama, quem calunia!

E06T01 – Bateria na Missa?
28 de janeiro de 2017
Benção não se desperdiça!
28 de janeiro de 2017
 


Quanto ficará no Purgatório quem julga, quem reclama, quem calunia!

A palavra purgatório vem do latim: ‘purgare’ que significa purificar-se. Não trata-se de um lugar e sim de uma condição ou processo de castigo temporário para a purificação da alma. Mesmo assim é comum dizermos que fulano está no purgatório, ou que beltrano ficará muito tempo no purgatório. Como também é comum rezarmos pelas almas do purgatório. Quem está no purgatório por assim dizer não vai de lá para o inferno, mas sim adentrará o céu ao fim do período necessário de purificação. Estar no purgatório é a certeza do céu. Protestantes não creem no purgatório. Principalmente aqueles fundamentalistas que só acreditam no que está na bíblia. Logicamente que a doutrina do purgatório está bem clara na bíblia sim, no livro de Macabeus que é um dos sete que Lutero deixou de fora quando optou pelo canon farisaico.

Para os protestantes as pessoas quando morrem ficam inconscientes, como se estivessem dormindo esperando o dia do juízo final e todos aqueles que creram nesta vida em Jesus Cristo serão salvos mesmo que sejam pecadores, ou seja, entrarão no céu pecadores revestidos da graça de Deus.

Mas para nós católicos, no céu só entra santo. A pessoa que rejeitou o amor de Deus, que não quis ser salva, não quis se arrepender de seus pecados esta vai para o inferno. E os santos vão direto para o reino dos céus. Então, a maioria das pessoas, como nós, míseros pecadores vamos para o purgatório.

Se já temos consciência que nós, que estamos no caminho de Jesus, mas que caímos e pecamos constantemente, ou seja, somos povo santo e pecador, vamos para o purgatório, a questão é quanto tempo ficaremos lá? Tempo de Deus não é o mesmo tempo nosso e eu não diria que esse processo de purificação possa ser medido em dias, meses e anos como nós estamos habituados, mas a questão é de quantas coisas precisaremos ser purificados? Quanto mais nos confessarmos e cumprirmos as penitências devidas aqui nesta terra menos sobrará para cumprir no purgatório não é mesmo?

Mas Padre Pio nos diz na frase de hoje: “Quanto ficará no Purgatório quem julga, quem reclama, quem calunia!” Ele quer dizer que quem julga, quem reclama, quem calunia, deverá passar por um longo processo de purificação o que vai atrasar a sua entrada no reino dos céus. E como o nosso objetivo é o céu, como a meta da nossa vida é ir para o céu, acredito que deveríamos seguir este conselho de padre Pio: “Não julgar, não reclamar e não caluniar”.

Que assim seja. Amém.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *