A virgem Maria está sempre pronta a nos socorrer, mas por acaso o mundo a escuta e se emenda?

12

Maria, mãe de Jesus é de fato nossa mãe. Age como mãe. Cuida como mãe. Aconselha como mãe. Padre Pio diz que ela está sempre pronta a nos socorrer. E assim somos nós com nossos filhos. Tanto os filhos que Deus nos deu pela carne, como os que Ele nos deu pelo espírito e também com os nossos amigos e alunos. Sempre aconselhamos, sempre tentamos mostrar o melhor caminho e sempre estamos dispostos a ajudar, mas por acaso eles nos escutam?

Quantas coisas tenho ensinado para os meus alunos além do conteúdo específico da disciplina que leciono! Ensino o caminho do bem. Para que se tornem homens e mulheres que farão a diferença em nossa sociedade. Desde o papel de bala que não deve ser jogado no chão e sim na lixeira, até os mais complexos posicionamentos políticos, sempre tento instruí-los dentro de uma ética e moral exemplar. Mas será que eles me escutam? Será que se emendam? Será que mudam de vida? Que mudam de atitude? Quando eu ensino, por exemplo, as meninas, que a forma como elas se vestem é vulgar e que elas deveriam se valorizar mais, que deveriam chamar a atenção não para o seu corpo, mas para a sua modéstia, num primeiro momento há conflitos culturais. Num segundo momento parece haver uma melhor compreensão. E num terceiro momento elas começam a se vestir melhor. Mas que decepção quando percebo que a mudança não é permanente. É apenas aparente. Ela acontece somente na minha aula. Em outros lugares elas continuam usando as mesmas roupas vulgares. Eu citei aqui, o exemplo da roupa, mas são muitas outras coisas.

Lembro-me a luta pela qual passei quando meu filho tinha cinco ou seis anos de idade e tinha se tornado um mentiroso de carteirinha. Como eu sofri. Saber que meu próprio filho estava mentindo descaradamente para mim. Eu sabia que ele estava mentindo e mesmo assim ele batia o pé e não admitia. Foi muito complicado fazê-lo entender que o mundo sem mentiras é muito melhor. Que doa a quem doer, a verdade é sempre o melhor caminho. E hoje, ele já com quinze anos, é um garoto do bem. Tem seus problemas é claro, como todo adolescente, mas não mente, não bebe, não fuma, não fica com ninguém como se costuma dizer. Mas a questão é que estarei sempre pronto para socorrê-lo em qualquer dificuldade que ele tenha hoje ou venha há ter um dia. Porém, humanamente falando-se, nós pais e professores, ajudamos sim, mas esperamos uma mudança de atitude.

Nossa Senhora tem um coração imenso. Ela está sempre disposta a nos socorrer, mesmo quando não estamos dispostos a escutá-la e nem a nos emendarmos.

Quando Padre Pio se questiona se o mundo escuta a virgem Maria e está disposto a mudar de vida, aqui nós temos uma questão filosófica muito complexa. Que mundo é esse? O mundo que está fora, ou o mundo que está dentro da Igreja? Pois no mundo que está fora nós temos diversas religiões diferentes como o islamismo, o budismo, o espiritismo, o hinduísmo, o judaísmo entre outras, que para eles Maria nada significa. E mesmo dentro do cristianismo existem diversas comunidades eclesiais oriundas da revolução protestante que não aceitam Maria como mãe e modelo. Não acreditam na sua intercessão e outros ainda que veementemente a odeiam. Então estes, certamente não estão dispostos a ouvi-la e muito menos mudar de vida por um conselho dela.

Mas e quanto a nós? Católicos apostólicos romanos e nossos irmãos ortodoxos que também são muito devotos da Virgem, quiçá até mais do que nós. Como agimos em relação à nossa mãezinha? Rezamos o terço, todos os dias? Defendemos nossa mãe dos ataques dos pseudoevangélicos? Ouvimos os seus conselhos e procuramos colocá-los em prática? Quantas aparições de Nossa Senhora mundo afora. Quantas manifestações. Quantas exortações! Claro, ninguém é obrigado a acreditar nas aparições particulares, mas já foram tantas coisas que Maria nos falou que já aconteceram, que já se concretizaram. Acho que está na hora de acordarmos. Começarmos a ouvir os seus apelos e mudar de vida.

Que assim seja. Amém.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.