Nós somos os
Cooperadores da Verdade

Nossa História

Fazemos apologética Católica pela hermenêutica da continuidade, como ensinou o Papa Bento XVI, auxiliando a todos os que nos acompanham a voltar seu coração para Deus e aprender suas Santas Verdades. O podcast é um projeto que iniciou na Rádio FM mas continuou na internet, sendo também retransmitido em diversas rádios Web, FM e AM.

O Cooperadores da Verdade, que começou em 2017, com o prof. Haimann e sua esposa Maria Carolina, foi integrado ao Centro de Estudos São Francisco de Sales após o seu desligamento, em Maio de 2019. Também fazem parte do apostolado o Coral Litúrgico Cooperadores da Verdade, a Confraria Chesterton e a Liga das Mulheres Católicas.

O que é Hermenêutica da Continuidade?


"Não uma visão inaceitável de hermenêutica da descontinuidade e da ruptura, mas uma hermenêutica da continuidade e da reforma".

“O que mais importa ao Concílio Ecumênico é o seguinte: que o depósito sagrado da doutrina cristã seja guardado e ensinado de forma mais eficaz”, afirmava o beato Papa João XXIII no discurso de abertura. E vale a pena meditar e ler estas palavras. O Papa empenhava os Padres a aprofundar e a apresentar tal perene doutrina em continuidade com a tradição milenar da Igreja: “transmitir pura e íntegra a doutrina, sem atenuações nem subterfúgio”, mas de modo novo, “tendo em conta os desvios, as exigências e as possibilidades deste nosso tempo” (Discurso da Solene Abertura do Concílio Vaticano II, 11 de outubro de 1962).

É com esta chave de leitura e de aplicação — uma hermenêutica da continuidade e da reforma –, que devemos escutar e obedecer o Concílio e com toda a Igreja poder oferecer uma resposta significativa às grandes transformações sociais e culturais de nosso tempo.