A virtude leva a felicidade?

Para responder essa questão é necessário primeiramente compreender o que é a virtude e como ela se expressa na prática nas nossas vidas. Para Aristóteles a virtude é definida como aquilo que completa de forma excelente a natureza de um ser, a ‘virtus‘ é a finalidade suprema que a essência humana busca e precisa. 

As virtudes se expressam na nossa vida de forma direta cotidianamente, seja com nosso senso de justiça, dever moral, prudência nas atitudes, coragem nos momentos inesperados e reticências. O homem tem em si na sua essência uma disposição para a prática do bem, mas compreendendo que essa disposição precisa ser exercitada para não cair no contraponto das virtudes : O vício. Portanto é necessário ver a virtude como um músculo, que já existe em você, mas que precisa diariamente acheter hormone de croissance belgique ser exercitado para não atrofiar. 

Nesse ponto voltamos a questão: A virtude leva a felicidade? Onde há vitude há felicidade? A resposta é: Sim.

Compreendendo que a virtude nada mais é que a excelência da essência humana, não se poderia então satisfazer essa essência com mais perfeição do que buscando e exercitando as virtudes, de forma com que consigamos em cada uma das dimensões humanas caminhar de forma equilibrada e justa. Não podemos ficar apenas no campo teórico quando se trata de virtude e felicidade, tornar complexo ou exagerado, ou acumular conhecimentos aleatórios nunca foi sinônimo de felicidade, pelo contrário, conhecer algo no campo teórico e não por em prática reduz mais ainda o sentido da vida.

Uma virtude simulada é uma impiedade duplicada: à malícia une-se a falsidade.

Santo Agostinho.

Por em prática, porém, é um caminho árduo e lento com o qual somente com o tempo e o desenvolvimento das virtudes se alcança a própria virtude em si. As virtudes brilham na alma e querem também brilhar para fora dela, é nosso dever sermos felizes, é nosso dever sermos virtuosos, é nosso dever dar espaço para que a essência da humanidade resplandeça com a perfeição com a qual foi criada para ser.

Voltemos a caminhar para o caminho do homem, o  verdadeiro caminho da humanidade.

Comments (0)
Add Comment