Cristianismo Primitivo: O Purgatório

O Purgatório

A Igreja chama Purgatório a esta purificação final dos eleitos, que é absolutamente distinta do castigo dos condenados. A Igreja formulou a doutrina da fé relativamente ao Purgatório sobretudo nos concílios de Florença e de Trento. A Tradição da Igreja, referindo-se a certos textos da Escritura fala dum fogo purificador:

Pelo que diz respeito a certas faltas leves, deve crer-se que existe, antes do julgamento, um fogo purificador, conforme afirma Aquele que é a verdade, quando diz que, se alguém proferir uma blasfémia contra o Espírito Santo, isso não lhe será perdoado nem neste século nem no século futuro (Mt 12, 32). Desta afirmação podemos deduzir que certas faltas podem ser perdoadas neste mundo e outras no mundo que há-de vir.

Catecismo da Igreja Católica, 1031

Clemente de Alexandria

150 – 215 D.C.

Através de grande disciplina crente se despoja das suas paixões e passa a mansão melhor que a anterior; passa pelo maior dos tormentos, tomando sobre si o arrependimento das faltas cue dossa ter cometido após o seu batismo. Então, é torturado mais ao ver que não conseguiu o que os outros já conseguiram. Os maiores tormentos são atribuídos ao crente porque a justiça de Deus é boa e sua bondade é justa; e estes castigos completam O curso da expiação e purificação de cada um.

Estrômatos 4, 14

Tertuliano de Cartago

160 – 225 D.C.

A alegoria do Senhor (cf. Mt. 5, 25- 26) […] é extremamente clara e simples em seu significado: […] [toma cuidado para que não te tornes] como um transgressor de teu contrato diante de Deus, o (justo] Juiz […] e para que este Juiz não envie um anjo sobre II, para executar a sentença e te enviar à prisão inferior [Purgatório], de onde não há saida até que o menor de teus delitos sejam apagados no período anterior à ressurreição [da carne]. Pode haver coisa mais lógica que esta? Há alguma interpretação melhor?

Da Alma 35

Orígenes de Alexandria

185 – 253 D.C.

Se alguém parte desta vida com faltas leves, é condenado ao fogo que elimina todos os materiais combustíveis e prepara a alma para o Reino de Deus, onde nada impuro pode entrar, pois se sobre o fundamento de Cristo construíste não apenas ouro e prata mas pedras preciosas e ainda madeira, cana e palha, o que esperas que ocorra quando a alma seja separada do corpo? Entrarias no céu com tua madeira, cana e palha e, deste modo, mancharias o reino de Deus? Ou em razão destes obstáculos poderias ficar sem receber o prêmio por teu ouro, prata e pedras preciosas? Nenhum destes casos seria justo. Com efeito, serás submetido ao fogo que queimará os materiais levianos. Para nosso Deus, àqueles que podem compreender as coisas do céu, encontra-se o chamado ‘fogo purificador. Porém, este fogo não consome a criatura, mas aquilo que ela construiu: madeira, cana ou palha. E manifesto que o fogo destrói a madeira de nossas transgressões e logo nos devolve o prêmio de nossas grandes obras.

PG 13, 445.448

São Cipriano de Cartago

? – 258 D.C.

Uma coisa é pedir perdão; outra coisa, alcançar a glória. Uma coisa é estar prisioneiro sem poder sair até ter pago o último centavo; outra coisa, receber simultaneamente o valor e o salário da te Uma coisa é ser torturado com longo sofrimento pelos pecados, para ser limpo completamente purificado pelo fogo; outra coisa é ter sido purificado de todos OS pecados pelo sofrimento. Uma coisa é estar suspenso até que ocorra a sentença de Deus no Dia do Juízo; outra coisa é ser coroado pelo Senhor.

Carta 51, 20

Lactâncio

240 – 320 D.C.

Porém, quando julgar os justos, Ele também os provará com fogo. Então aqueles cujos pecados excederem em peso ou número, serão chamuscados pelo fogo, queimados; mas aqueles a quem imbuiu a justiça e plena maturidade da virtude não perceberão esse fogo porque eles têm algo de Deus neles mesmos, que repele e rejeita a violência da chama.

Instituições 7, 21

São Basílio Magno

330 – 379 D.C.

Penso que os valorosos atletas de Deus, os quais durante toda a sua vida estiveram frequentemente em luta contra os seus inimigos invisiveis, após terem superado todos os seus ataques, ao chegarem ao fim de suas vidas serão examinados pelo príncipe do século, a fim de que, se em consequência das lutas tiverem algumas feridas ou certas manchas ou vestígios de pecado, sejam detidos; porém, se são encontrados imunes e incontaminados, como invictos e livres encontram o descanso junto a Cristo.

Homilia sobre os Salmos 7, 2

São Cirilo de Jerusalém

313 – 386 D.C.

Rezamos pelos nossos santos pais e bispos falecidos e, em geral, por todos os que já adormeceram antes de nós. Acreditamos que oração aproveitara sumamente a suas almas ao ser feita quando está sobre o altar a santa e temível Vítima. Gostaria de propor aqui um exemplo. Sei que muitos dizem: ‘Para que serve à alma de quem faleceu. com ou sem pecado, se a recordo durante a oblação sacrifical? Ora, se um rei mandar ao exílio gente subversiva e depois for abordado por súditos fiéis, que lhes venham oferecer uma coroa em favor dos castigados, não os perdoará? Assim também, oferecendo a Deus preces pelos mortos, pecadores ou não, juntamente com Cristo santificado por nossos pecados […] tornamos a Deus, amigo dos homens propício pelos seus e nossos pecados.

Leituras Catequéticas 23, 5.9

Comments (0)
Add Comment