Método Térmico e Método Doyle

Tratando-se de limitação da natalidade, convém, antes do mais, lembrar quanto foi dito em «P. R.» 45/1961, qu. 3: não é licito aos cônjuges recorrer a meios artificiais e processos esterilizantes a fim de realizarem a cópula matrimonial sem o risco de conceber prole. A lei natural, anteriormente a qualquer determinação positiva da Igreja, rejeita tal conduta, pois equivale a um desvio da ordem instituída pelo Criador: a função sexual é, por si e essencialmente, destinada à reprodução da espécie de modo que excluir esta finalidade essencial e, não obstante, realizar o ato conjugal equivale, em última análise, a ceder à concupiscência desregrada, mediante violação das funções naturais. A Igreja é mera porta-voz desta ordem natural; não lhe compete retocar as leis do Criador.

Caso, porém, haja motivos sérios para evitar prole, é licito aos cônjuges observar os períodos em que a natureza é por si mesma infecunda: só usarão do matrimônio em tais dias, praticando a continência nos períodos em que puderem prever a fecundidade. Esse recurso é lícito porque não implica intervenção artificial na ordem instituída pelo Criador; guarda-se assim o respeito à natureza.

Como, porém, calcular os períodos de esterilidade e fecundidade da mulher? — Para satisfazer a este intento, a tabela de Ogino-Knaus é de grande valor.

Verdade é que frequentemente tanto os casais como os médicos desconfiam dos resultados da tabela. Esta desconfiança é devida, em parte, a certa margem de oscilação, inevitável no caso, pois se trata de um método estatístico; julga-se, porém, que a maior parte das falhas da tabela deve ser atribuída à imperfeita aplicação do método. Na Europa muito se insiste na conveniência de se procurar a assistência de um médico perito no uso da tabela de Ogino-Knaus a fim de se evitarem enganos de cálculo e decepções.

A técnica moderna, porém, já possui dispositivos de mais precisão do que o cálculo feito conforme a tabela: há meios de testar diretamente, dia por dia, o organismo da pessoa interessada, de modo que se pode acompanhar de muito perto o processo de ovulação na mulher.

Um desses dispositivos já foi apresentado em «P. R-» 45/1961, qu. 3: é o da medição da temperatura. Com efeito, está hoje em dia comprovado que a temperatura do organismo feminino oscila em função da respectiva ovulação. Após mais de vinte anos de pesquisas sobre centenas de casos, o médico holandês Dr. J. Holt conseguiu estipular as normas que permitem interpretar o ciclo de temperatura, de modo a se averiguarem, com segurança até agora desconhecida, as fases de fecundidade e esterilidade da mulher. As instruções para a aplicação deste processo foram publicadas pelo Dr. J. Holt no seu livro «Het Getij» (3a edição em 1960), livro que já foi traduzido para o francês, o inglês, o alemão e o polonês, aguardando-se para breve as respectivas edições espanhola, italiana, finlandesa, japonesa e árabe. Em português, apareceu recentemente um resumo da obra intitulado «O ritmo da fecundidade», podendo as encomendas ser dirigidas ao tradutor: Pe. José Afonso Catelijns M. S. C., Praça Washington Luís. 4-51, Bauru (SP).

Médicos e enfermeiras costumam afirmar que o método térmico é o mais seguro recurso utilizado no Brasil para controlar o ritmo feminino e possibilitar aos casais necessitados o uso do ato matrimonial sem derrogação às leis da natureza.

Fora do Brasil, principalmente nos Estados Unidos da América e na França, tem sido aplicado nos últimos tempos mais um teste do organismo feminino que, associado ao método térmico, concorre para proporcionar tranquilidade às.pessoas interessadas: é o método do «Cromotestador» ou da medição da glicose, que o Dr. Doyle estudou cuidadosamente e apresentou ao público.

Já que tal processo está muito pouco difundido no Brasil só podemos fornecer aqui as informações essenciais sobre o mesmo, as quais foram colhidas da revista «La sage-femme catholique», fevereiro de 1961, pág. iis:

Há alguns anos atrás, o Dr. Doyle, ginecologista do Hospital Santa Elisabete, de Boston (U. S. A.), descobriu que, dois ou três dias antes da ovulação, aparece certa quantidade de glicose nas secreções cervicais (ou do colo do útero). Essa cota aumenta até a ovulação; depois decresce aos poucos. Consciente disto, Doyle concebeu um processo muito simples para averiguar a presença e a quantidade de glicose nas mencionadas secreções: consiste em pôr em contato com o líquido cervical (do colo do útero) uma tira de papel devidamente impregnada de reagente cor de rosa, o qual se torna azul em presença da glicose (tal reagente se compõe principalmente de resina de guáiaco). O aparelho que contém a lingueta de papel devidamente condicionada é chamado «Cromotestador» (testador da cor), sendo a sua manipulação surpreendentemente fácil- Como se compreende, o Dr. Doyle propôs as normas precisas para se interpretar a curva da quantidade de glicose resultante da medição regular; a interpretação dirá quais os dias em que, sem risco de conceber, a mulher pode satisfazer ao débito conjugal. Na França, o uso do cromotestador é associado não raro ao do termômetro «Cyclotest» (para medição da temperatura) de modo que os resultados do cromotestador podem ser facilmente controlados e, se necessário, corrigidos. Nos Estados Unidos, os estudiosos afirmam que a nova tática já ultrapassou a sua fase de experimentação, podendo hoje em dia ser tida como processo muito exato.

Não seria preciso frisar que o cromotestador nada tem que ver com métodos anticoncepcionais: é simplesmente um recurso a mais para se averiguar o estado fisiológico da mulher e, na base de dados seguros, permitir ao casal interessado a aplicação dos princípios perenes da Moral cristã.

Eis as informações que nos foi possível colher sobre o assunto. Numa palavra: os pareceres médicos são favoráveis ao novo método, considerado do ponto de vista científico, enquanto a consciência cristã nada tem a lhe opor, desde que haja motivos válidos para que um casal não possa aceitar a responsabilidade de ter mais filhos.

Comments (1)
Add Comment
  • Antonio Morales

    Boa tarde, assim que terminei a matéria , no final tem propaganda de uma clínica de vasectomia (Marcelo Linhares). impressionante, esses sites/provedores parecem fazer isso de propósito,