parallax background

Escute-me: desapegue do mundo!

Novena de São Sebastião – 9° dia
19 de janeiro de 2019
E04T04 – Comer demais é pecado
21 de janeiro de 2019

Escute-me: desapegue do mundo! (Padre Pio)

São Pedro quando ouviu Jesus falar que quem deixar casa, mulher, pai, mãe, campos, riquezas por amor a Ele, herdará o reino dos céus, alegre e exultando disse: Senhor, nós deixamos tudo. E também não podemos nos esquecer do jovem rico que procurou Jesus e perguntou o que ele deveria fazer para alcançar o reino dos céus, mas que foi embora triste quando Jesus disse a ele: “vai, vende tudo o que tens, dá aos pobres e depois segue-me”, pois não conseguia desapegar-se.

Padre Pio diz enfaticamente: Escute-me: desapegue do mundo! Desapegar do mundo é apegar-se a Cristo. Apegar-se as coisas que realmente importam. E como nós nos apegamos ao mundo! Como somos apegados às coisas materiais. Carro, casa, dinheiro, fama, sucesso. Como somos apegados as pessoas, colocando-as à frente de Deus. Como somos apegados a nós mesmos. Jesus disse: Quem ama a sua vida irá perdê-la. Ou seja, quem vive fechado dentro de si mesmo. Apegado ao seu pequeno mundo. Ao seu egoísmo. Às suas vontades, seus desejos. À sua carência afetiva.

Desapegue do mundo! Disse padre Pio. Enquanto que tantos modernistas querem trazer o mundo para dentro da Igreja. Ninguém pode servir a dois senhores! Porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Ou amamos à Deus ou amamos o Mundo. Jesus orou para os discípulos e ora por cada um de nós, para que estando no mundo não sejamos do mundo. Não amemos o mundo, não sejamos apegados às coisas do mundo.

E vemos comunidades eclesiais oriundas do movimento pentecostal pregando o mundo. Pregando o apego aos bens materiais. Pregando uma teologia da prosperidade, onde a máxima é ser feliz nesta vida, neste mundo. Barganhando com Deus para que Ele lhe dê riquezas. Antes Deus era o centro, agora o homem é o centro. O homem tomou o centro. A teologia da prosperidade é antropocentrista. Onde não é mais o homem que serve a Deus, mas Deus que serve o homem. Tem pessoas que pulam de igreja em igreja procurando um serviço. Não por que buscam a Deus. Não por causa do reino dos céus, mas simplesmente porque querem que Deus faça para elas aquilo que elas desejam. É a teologia do: “Seja feita a minha vontade”. É a teologia daquele que está tão apegado as coisas do mundo que se esqueceu completamente de quem ele é e de quem é Deus.

À luz do luar, Frei Leão viu São Francisco de Assis de joelhos em oração, repetindo com todo o fervor as perguntas que se encontram no centro de toda oração cristã: “Quem és tu, meu doce Deus? E quem sou eu, teu servo inútil?” E pra que maior exemplo de desapego do que o do pobrezinho de Assis? Façamos como São Francisco e nos coloquemos como servos inúteis na presença de tão grandioso Deus e escutemos Padre Pio nos desapegando do mundo.

Que assim seja.

Amém.

Os Cooperadores
Os Cooperadores
Apologética Católica pela Hermenêutica da Continuidade. Apostolado pertencente ao Centro de Estudos São Francisco de Sales, de Itajaí/SC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *