Música Católica: Missão e Profissão

245

Todos fomos criados por Deus com uma missão a realizar; e Ele mesmo nos concede os dons necessários e nos distribui suas Graças atuais para levá-la à cabo, como convém à nossa salvação. É a realização deste “Chamado Divino” que dá sentido à nossa vida.

É bem verdade que vocação é algo diferente de profissão, embora possa haver uma interface entre ambas. A profissão é geralmente definida por aptidões e habilidades enquanto a vocação define um “estado de vida”; é algo muito mais profundo; é algo “existencial”, compreende toda a sua pessoa, toda a sua realidade psicológica, mental e espiritual.

São João Paulo II dizia que os artistas têm uma vocação especial à beleza e ao bem comum.

Quem tiver notado em si mesmo esta espécie de centelha divina que é a vocação artística — de poeta, escritor, pintor, escultor, arquitecto, músico, ator… —, adverte ao mesmo tempo a obrigação de não desperdiçar este talento, mas de o desenvolver para colocá-lo ao serviço do próximo e de toda a humanidade.

Carta aos Artistas, São João Paulo II

Num momento em que a arte é tão desvalorizada e vandalizada, com seus valores tão invertidos, torna-se cada vez mais difícil ao homem comum conectar sua vocação artística com sua profissão — coisa quase ordinária num passado não tão distante. Quando se trata de música religiosa, católica, ainda que profana (isto é, música-não-litúrgica), as dificuldades multiplicam-se e por isso muitos talentos acabam ficando escondidos.

Foi encarando estas dificuldades que o cantor católico Diego Fernandes criou o projeto Ser Músico Católico, com o propósito de ajudar cantores, bandas, instrumentistas e produtores a construir sua carreira musical inseridos no cenário atual do mercado fonográfico.

Com mais de 10 anos de carreira, diversos discos gravados e uma média de 100 shows anuais por todo o Brasil, Diego — que pertence ao hall de artistas de uma das maiores gravadores do mundo (Sony Music) — está produzindo conteúdo em suas mídias sociais sobre construção e gestão de carreira musical para os músicos e artistas católicos.

No seu instagram, o cantor já fez lives com os maiores nomes do mercado musical e da música católica para ensinar “o caminho das pedras” àqueles que desejam unir sua vocação artística à sua profissão. Em seu canal no Telegram, Diego publica áudios e conteúdos diariamente com dicas de composição, técnica vocal, construção e gestão da carreira musical na música católica. No dia 04 de Junho vai ao ar, ao vivo, o seu primeiro workshop totalmente online e gratuito sobre construção e gestão de carreia musical voltada ao público católico.

Que as vossas múltiplas sendas, artistas do mundo, possam conduzir todas àquele Oceano infinito de beleza, onde o assombro se converte em admiração, inebriamento, alegria inexprimível.

Carta aos Artistas, São João Paulo II

Com estas palavras de São João Paulo II, convidamos a todos os músicos católicos a participarem deste projeto que, Deus o queira, deve dar novo vigor aos artistas e impulsionar a música católica no Brasil. Inscreva-se no Workshop.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.