parallax background

Novena de Santa Cecília 1º dia

13 de novembro de 2018
E46T03 – O espírito do Concílio Vaticano II
12 de novembro de 2018
Novena de Santa Cecília 2º dia
14 de novembro de 2018

Novena de Santa Cecília 1º dia

APERTE NO PLAY ACIMA PARA OUVIR A NOVENA

Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, Amém.

Santa Cecília, a padroeira dos músicos como é conhecida, encarnou como ninguém na história da Igreja não apenas o ideal da virgindade, mas também o da vigilância cristã. Levava sempre em seu peito o evangelho de Crito e cantava a Deus em seu coração. Foi essa referência ao canto que a tornou padroeira dos músicos.
Mais tarde, Santo Agostinho apresenta o significado de cantar a Deus com arte e júbilo e o que é cantar com júbilo? É compreender que não se pode exprimir com palavras o que se canta com o coração. Assim que o seu coração exulte sem palavras e que a imensa extensão do júbilo não tenha limite de sílabas.
Com o ideal da virgindade, Cecília se consagrou a Deus de corpo e mente fazendo Dele o único Senhor de sua vida. Pela vigilância cristã cultivava a oração contínua na busca de rejeitar as obras das trevas e revestir-se das armas da luz.
São ideais que não perderam nem perderão a validade porque o cristão tem a missão de levar o evangelho no coração como fez Santa especialmente em nosso mundo secularizado, para o qual a força de um coração puro é sempre um valor a se propor e exaltar.

Primeiro Dia:
Cecília, Virgem e Mártir.

Um pouco de história:
Santa Cecília pertencia a mais antiga nobreza romana. A seu respeito, a Liturgia das Horas diz que o culto a Santa Cecília em honra da qual foi construída uma basílica em Roma no século quinto, difundiu-se por causa de sua paixão. Santa Cecília é exaltada como uma grande mulher cristã que por amor à Cristo, professou a virgindade consagrada e sofreu o martírio. De acordo com os costumes da época, não era necessário o consentimento da noiva para o casamento e seu pai a casou com Valeriano.

Oração inicial:
Ó Santa Cecília, nossa admirável padroeira, rogai a Deus por nós. Que nossa vida seja um hino de louvor e gratidão e que não percamos a pureza de coração a qual nos permite ver Deus em nós mesmos e nos irmãos. Obtende-nos dele a graça de que hoje tanto necessitamos (fazer o pedido).

Pai- Nosso, Salve Rainha, Ave-Maria, Glória ao Pai…

Santa Cecília, rogai por nós.

Leitura Bíblica:
“Cantai ao Senhor um cântico novo, cantai ao Senhor terra inteira, cantai ao Senhor bendizei o seu nome. Anunciai dia após dia a sua salvação; Entre os povos narrai a sua glória entre todas as nações dizei seus prodígios.” (Sl 96 [95], 1-3)


Oração final:
Ó Deus de amor, nós vos louvamos por nos terdes dado em Santa Cecília um exemplo admirável a ser imitado na observância da castidade e da vigilância cristã. Ela viveu com todas as forças as palavras do vosso amado Filho, Jesus: “Vigiai e orai, para não cairdes em tentação; pois o Espírito está pronto, mas a carne é fraca” (Mt 26,41). Que ela seja nossa intercessora junto a vós, para que possamos crescer na santidade pela prática do amor solidário.

Para refletir:
“Olhar as coisas com os olhos de Deus, eis um segredo de felicidade.”

E continuamos reunidos em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Os Cooperadores
Os Cooperadores
Apologética Católica pela Hermenêutica da Continuidade. Apostolado pertencente ao Centro de Estudos São Francisco de Sales, de Itajaí/SC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *