São João Bosco

183

São João Bosco nasceu em 1815, em um lugar da Itália chamado Colle dos Becchi, no Piemonte. Órfão de pai desde os seus dois anos de idade, o menino passou muitas dificuldades em sua infância, contudo tais dificuldades não impediram que sua querida mãe o educasse muito bem.

A vocação à evangelização surgiu desde muito cedo: quando menino fazia malabarismos para atrair os colegas e falar de Deus para eles. Seu grande desejo de tornar-se sacerdote fazia com que ele dissesse muitas vezes: “Quando crescer quero ser sacerdote para tomar conta dos meninos. Os meninos são bons; se há meninos maus é porque não há quem cuide deles”.

A Providência Divina atendeu seus pedidos e em 1835 ele ingressou no seminário de Chieri. Aos cinco dias do mês de junho do ano de 1841, foi ordenado sacerdote. Não tardou muito para iniciar o seu primeiro apostolado e em 8 de dezembro daquele mesmo ano já estava a catequizar as crianças de Turim.

Em 1846 fundou, no bairro de Valdocco em Turim, o Oratório de São Francisco de Sales. Além do Oratório, fundou também uma escola profissional, seguida por um ginásio e um internato. Em 1859 fundou a Sociedade ou Congregação Salesiana. Foi em Turim que São Luís Guanella permaneceu e auxiliou São João Bosco durante um período de sua vida.

Em 1872, com a ajuda de Santa Maria Domingas Mazzarello, fundou o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora para a educação das jovens moças. 

Apesar do carisma e do sistema preventivo salesiano terem repercutido pelo mundo todo, São João Bosco jamais deixou Turim. Dedicou sua vida à salvação dos jovens e ao seu bem-estar, pois muitos deles vinham do campo para a cidade em busca de trabalho, onde acabavam por serem explorados por empregadores que queriam usufruir de mão-de-obra barata, além de viverem na rua lutando contra a fome e convivendo com o crime. 

Foi honrado e admirado tanto na vida como depois de sua morte. A sua fama de taumaturgo, de renovador do Sistema Preventivo na educação dos jovens, de defensor incansável da Santa Igreja Católica e Apóstolo servidor da Virgem Auxiliadora espalhou-se pelo mundo inteiro.

São João Bosco nasceu para eternidade no dia 31 de janeiro de 1888 em Turim. Sua canonização ocorreu no Pontificado de Pio XI, que gozou de sua amizade, na Páscoa de 1934. São João Paulo II o aclamou como “Pai e Mestre da juventude”.

São João Bosco, rogai por nós!

Salve Maria! 

Fontes:

  • Cruz Terra Santa
  • Arautos do Evangelho
  • Cleofas

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.