Vaticano fecha museus para evitar contágio do coronavírus

71

Informou o VaticanNews neste 09 de Março, que os Museus Vaticanos estarão fechados a partir de hoje até o dia 03 de Abril por precaução. Com o fechamento dos museus o Vaticano está seguindo as disposições do último decreto do governo italiano para conter a difusão do Covid-19.

As redes sociais e o site dos museus contam com avisos oficiais de fechamento público.

Com a medida, os Museus Vaticanos, o Reparto das Escavações, o Museu das Vilas Pontifícias e os museus das Basílicas Pontifícias seguirá fechado até o dia 03 de Abril. Segundo o informado pelo Vatican News, as medidas do governo italiano também serão observadas nos Dicastérios, em organismos da Santa Sé ou ligados a ela, além do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano. As atividades de farmácia, supermercado e refeitório do Vaticano seguem funcionando normalmente, porém, com certas medidas de precaução — como o acesso controlado para evitar aglomeração, inclusive na Basílica de São Pedro, que permanece aberta ao público e às orações dos fiéis.

No norte Itália já foram fechadas mais de 5 mil escolas, universidades, cinemas, museus, e suspensas as celebrações eucarísticas nas duas regiões mais atingidas, em especial, na Lombardia e no Vêneto.

O pároco da cidade de Castiglione d’Adda, Pe. Gabriele, dirigiu uma mensagem aos seus fiéis, sobre a emergência sanitária que “parecia estar distante, mas que agora está aqui na nossa casa”. Ele fala de seguir as indicações das autoridades, como a suspensão das missas, mas não de deixar de rezar, ao contrário, “incrementá-la”:

“Percebemos, como na conjuntura atual, a nossa impotência, por isso, gritemos a deus a nossa surpresa, o nosso sofrimento, o nosso temor. […] Não tenho vergonha de dizer a vocês que ontem, diante do Tabernáculo e da imagem de Maria eu também chorei. Peço de aumentar comigo o grito da nossa oração e do nosso pranto ao Senhor. Rezar significa já esperar. Lembro de todos na Eucaristia diária… quando ouvirão tocar os sinos da missa, unam-se ao sacerdote que oferecerá o sacrifício do Senhor a todos. […] Estamos unidos pela oração.”

Rezemos por nossos irmãos italianos e por todos os afetados por esta situação calamitosa.

Atualização: Respeitando a determinação da Direção de Saúde e Higiene do Estado da Cidade do Vaticano, até o dia 15 de março estará suspensa a participação dos fiéis nas missas realizadas na Santa Marta. O Santo Padre celebrará a Eucaristia em caráter privado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.