Apologistas no Segundo Século

(Por Thomas Falls, para o Catholic Culture. Traduzido por Gabriel Gomes.) O segundo século foi um dos períodos mais críticos na história da Igreja. Durante esse período, ela não só foi forçada a resistir aos ataques de inimigos formidáveis e implacáveis de fora, mas também foi afetada por inimigos persistentes de dentro do grupo. Esses inimigos internos eram os Judeu-Cristãos, os Gnósticos e os Montanistas, todos os quais se diziam ser cristãos, mas tentavam impor à Igreja ensinamentos e práticas não cristãs.

Os Judeu-Cristãos, também conhecidos como judaizantes, tentaram fazer com que as práticas cristãs aderissem às prescrições da Lei Mosaica e continuassem o culto levítico no Templo em Jerusalém, que eles queriam que fosse o centro moral da Igreja. Esse grupo, composto principalmente de convertidos dos fariseus, causou o Primeiro Concílio Geral em Jerusalém. Indiferentes à decisão adversa desse concílio, os Judeu-Cristãos se mantiveram firmes e gradualmente evoluíram para várias seitas hereges, como, por exemplo, os Ebionitas.

Um perigo ainda maior para a jovem Igreja foi o movimento intelectual conhecido como Gnosticismo. Este movimento surgiu de uma tendência de cristãos com a inclinação religiosa em dar uma explicação filosófica dos mistérios da religião cristã. A tendência seria ortodoxa se a fé tivesse sido dada o seu devido lugar, mas quando os gnósticos substituíram a fé pela razão e suplantaram a fé pela “Gnosis” (conhecimento), eles caíram na armadilha da heresia. Foi preciso o gênio de Santo Irineu para soar o sinaleiro da morte do Gnosticismo.

Na terceira parte do segundo século, a Igreja foi perturbada por um autointitulado profeta, Montanus, que pretendeu restaurar os dons carismáticos que haviam sido tão abundantes no primeiro século. Montanus, que se chamava a boca do Espírito Santo, afirmou dar voz à terceira e última Revelação, que completaria a Revelação de Jesus Cristo. Ele incutiu nas mentes de seus ardentes seguidores a iminência da Segunda Vinda de Cristo e os exortou a praticar muitas austeridades. Embora o Montanismo tenha se dividido em várias seitas rigoristas, ele não desapareceu completamente até o século VI.

Estes inimigos internos da Igreja, os Judeu-Cristãos, Gnósticos e Montanistas, ameaçaram a unidade da Igreja Cristã no segundo século. No entanto, a existência da Igreja foi ameaçada neste mesmo período por seus inimigos externos, que usaram todos os meios conhecidos para causar a exterminação do Cristianismo. Os inimigos externos da Igreja na época eram os judeus e os pagãos. Os judeus, que opunham-se à Igreja desde o início, acusavam os cristãos principalmente por três motivos: primeiro, por acreditarem que um criminoso crucificado era o Messias profetizado nas escrituras sagradas judaicas (enquanto os judeus afirmavam que o verdadeiro Messias ainda não havia se manifestado ao mundo) [1]; segundo, que, como o Cristianismo derivava do Judaísmo, os cristãos, fiéis à sua origem, deveriam ter observado os preceitos da Lei Judaica, como a circuncisão, a santificação do sábado [2], etc.; terceiro, que os cristãos professavam uma doutrina falsa negando o Deus dos patriarcas Abraão, Isaque e Jacó [3].

Esta hostilidade judaica foi refletida e, de certa forma, foi a causa da hostilidade dos pagãos em relação aos cristãos, uma hostilidade que levou às perseguições sangrentas do segundo século.

As acusações pagãs contra os cristãos eram de caráter tríplice: religioso, político e moral. Do ponto de vista religioso, os pagãos, especialmente os romanos, consideravam os cristãos ímpios e ateus, porque eles não frequentavam os templos pagãos, não davam honra aos deuses do Estado ou não participavam de festividades religiosas pagãs (as quais eram frequentemente associadas a atos de imoralidade). A acusação política foi a de falta de boa cidadania, porque os cristãos eram ditos serem sujeitos a “outro reino”. As incriminações morais contra os cristãos mostraram especialmente a engenhosidade dos romanos na reconstrução em suas mentes de cenas sobre as quais sabiam pouco mais que nada. Essas eram as acusações de infanticídio, canibalismo e incesto. A tendência dos cristãos em esconder os mistérios, especialmente a celebração eucarística, dos não iniciados – a “Disciplina Arcani” – provavelmente incentivou essas acusações. Os pagãos haviam ouvido rumores vagos sobre o que acontecia nas assembleias eucarísticas, rumores de que os cristãos comiam pão que era a carne de alguém e bebiam o seu sangue, e eles reconstruíram o espetáculo dessa forma: um bebê vivo era levado para o local de reunião e então era escondido em farinha. Um neófito, equipado com um clube, era ordenado a bater na massa de farinha. Assim, o bebê era batido até a morte e o seu sangue era provado pelos iniciados e a sua carne comida [4]. Dessa forma, os cristãos, diziam os pagãos, eram culpados de infanticídio e antropofagia. Esse é a famosa acusação da “Coenae Thyesteae”. A acusação de incesto (Concubitus Oedipodeus) também pode ser rastreada até a Disciplina do Segredo. Os pagãos haviam ouvido que os cristãos eram conhecidos pelo amor uns pelos outros, que se chamavam de “irmão” e “irmã”, e que no banquete eucarístico era dado um “beijo da paz”. Portanto, esses infiéis, com esses pensamentos em mente e conscientes do que acontecia nas suas próprias celebrações religiosas, acusavam os cristãos de todos os tipos de imoralidade, principalmente a de incesto.[5]

Para defender a Igreja e responder às acusações descritas acima dos judeus e pagãos, a Providência Divina levantou um grupo de homens conhecidos agora como os Apologistas do Segundo Século. Esses apologistas eram Quadrato, Aristides, Aristo de Pela, Justino, Tatian, Atenágoras, Teófilo de Antioquia, Miltiades, Apolinário de Hierápolis, Melito de Sardes, Hérmias, Apolônio, Minúncio Félix, Tertuliano e o autor desconhecido da Epístola a Diogneto.

Infelizmente, não possuímos todos os escritos destes primeiros defensores da fé católica. Na verdade, não há obras de quase metade dos apologistas e, dos restantes, não temos nem metade de suas obras. No entanto, a partir das obras existentes, podemos formar uma ideia clara do método seguido pelos apologistas ao responder as acusações tanto dos judeus quanto dos pagãos. Houve um ênfase especial nas respostas aos pagãos, pois, devido ao seu número e influência, eles constituíam a maior parte da oposição à Igreja Cristã.

A maioria dos escritos contra os judeus foram compostos na forma de diálogos [7], nos quais os apologistas respondiam às objecções judaicas, insistindo que o Antigo Testamento foi substituído pelo Novo; que as prescrições da Antiga Lei eram apenas figuras ou tipos da Nova Lei; e que Jesus de Nazaré é o verdadeiro Messias porque em Ele foram verificadas todas as profecias messiânicas do Antigo Testamento [8].

As apologias contra os pagãos geralmente eram escritas na forma de cartas abertas ou exortações, endereçadas às vezes ao imperador ou ao senado, às vezes ao povo em geral ou a uma pessoa em particular [9]. O tema geral dessas apologias era uma convocação ao mundo pagão para considerar os verdadeiros ensinamentos e práticas dos cristãos antes de condená-los, “ne ignorata damnetur” [10]. Os apologistas respondiam às acusações pagãs negando-as veementemente e mostrando como os crimes dos quais eram acusados estavam em oposição direta aos princípios cristãos. Eles destacavam que os cristãos acreditavam em Um Deus e, portanto, não eram ateus; eles observavam um rigoroso código de moralidade que recusavam mencionar pecados como infanticídio ou incesto [11]. Mas os pagãos, continuavam os apologistas, eram culpados dos mesmos crimes dos quais acusavam os cristãos e de muitos outros, como idolatria [12].

A obra dos Apologistas não era apenas defensiva, como o nome “Apologista” pode sugerir, mas também expositiva. Eles não se contentavam em apenas responder as acusações falsas de seus oponentes para garantir tolerância à Igreja Cristã, mas tinham a tarefa adicional de provar a verdade do cristianismo e, assim, ajudar na sua difusão pelo mundo. Muitos dos Apologistas eram filósofos antes de sua conversão [13] e continuaram a usar a capa de filósofos quando se tornaram cristãos, usando a filosofia para provar a origem divina do cristianismo. Para isso, eles enfatizaram em suas escritas aqueles pontos onde o cristianismo e a sabedoria pagã coincidiam.

Os Apologistas, portanto, foram os primeiros a tentar harmonizar a revelação e a razão. Em outras palavras, eles foram os pioneiros na área que mais tarde se desenvolveu na ciência da Apologética. Os princípios da Apologética estabelecidos por esses primeiros defensores da fé católica ainda podem ser usados hoje com grande lucro. Tão próximos às origens do cristianismo e tão fielmente eles refletem o ensino apostólico que hoje suas palavras são de valor extraordinário aos olhos dos não católicos que procuram respostas. Portanto, suas escritas devem ocupar um lugar de destaque na área da Apologética. Embora sua obra tenha sido principalmente apologista em caráter, mesmo com sua própria terminologia teológica falha, os Apologistas estabeleceram as bases para muita da especulação teológica posterior. De maneira positiva, a principal tarefa dos Apologistas foi mostrar que, enquanto o paganismo não o fazia, o cristianismo fornecia as verdadeiras respostas aos problemas finais da origem e do destino do homem. A história mostrou como os Apologistas realizaram bem sua tarefa.

Notas

[1] Cf. São Justino Mártir, Diálogo com Trifão, cap. 10.
[2] Cf. Atos, cap. 15; São Justino Mártir, loc. cit.
[3] Cf. São Justino Mártir, op. cit., cap. 11.
[4] Cf. Minúcio Félix, Octávio, cap. 9.
[5] Cf. ibid.
[6] É encorajador saber que descobrimentos das obras dos Apologistas ainda estão sendo feitos. Assim, a Apologia de Aristides foi descoberta em 1889 em St. Catherine no Monte Sinai pelo estudioso americano J. Rendel Harris. Uma obra de Melito de Sardes intitulada “Sobre a Paixão” foi encontrada em 1940 entre os papiros obtidos do Egito por A. C. Beatty e a Universidade de Michigan. (Cf. Edgar J. Goodspeed, Uma História da Literatura Cristã Antiga, Chicago, Universidade de Chicago Press, 1942, p. 184).
[7] Assim como o Diálogo de São Justino Mártir com Trifão e a Disputa de Aristo de Pela entre Jason e Papiscus sobre Cristo.
[8] Cf. São Justino Mártir, op. cit., cap. 11.
[9] A primeira Apologia de São Justino Mártir começa com as palavras: “Ao Imperador Tito Aélio Adriano Antonino Pio Augusto César e a seu filho Veríssimo, o filósofo, e a Lucius, o filósofo, filho natural de César e filho adotivo de Pio, amante do conhecimento, e ao Senado Sagrado com todo o povo dos Romanos; Eu, Justin, filho de Priscus e neto de Bacchius, nativos de Flavia Neápolis na Palestina, apresento este endereço e petição em nome daqueles de todas as nações que são injustamente odiados e abusados sem motivo, sendo eu um deles”. São Teófilo de Antioquia dirigiu sua apologia a Autolycus, um pagão que escarnecia dos cristãos.
[10] Cf. Tertuliano, Apologético, cap. 1.
[11] Cf. Aristides, Apologia, cap. 15-16; também Tertuliano, op. cit., cap. 39.
[12] Cf. Atenágoras, Legação, cap. 34; também Minúcio Félix, op. cit., cap. 30.1
[13] Entre os Apologistas que eram filósofos estavam Quadratus, Aristides, Justino, Atenágoras e Hermias.

Comments (0)
Add Comment