Não.
Tal associação não pode de modo nenhum ser justificada aos olhos da consciência católica. A razão desta negativa não é uma pretensa mentalidade sectária ou estreita que se atribui ao Catolicismo. Lembremo-nos, antes, de que a dignidade humana mesma rejeita qualquer incoerência ou contradição do homem consigo mesmo; ora há contradição da parte de quem quer aderir simultaneamente ao Catolicismo o ao Rosacrucianismo ou ao ocultismo.
Mas como há contradição se tanto o Catolicismo como a Ordem do Rosa-Cruz ou o ocultismo visam incitar seus adeptos à prática do bem o à fuga do vício?
Verdade é que, no tocante às recomendações práticas ou na Ética, há maior ou menor afinidade entre as citadas denominações. Acontece, porém, que o homem não pode praticar o bem sem saber previamente o que é o bem e o que é o mal, ou, com outras palavras:… sem ter uma certa filosofia da vida,… sem, antes do mais, estabelecer uma hierarquia de valores. Ninguém pratica ou trabalha em alguma coisa sem luz; ora a luz, no nosso caso, é a filosofia. Pois bem: a filosofia da vida cristã é diametralmente diversa da filosofia rosacruciana ou ocultista. Sim ; para o cristão o primeiro Valor, Deus, é distinto da natureza e do homem; é um Ser Pessoal, que conhece e ama, a ponto de se apresentar como o “Pai nosso que está nos céus”. Ao contrário, para a Ordem de Rosa-Cruz, Deus é uma substância neutra, identificada com o mundo e com o homem; é a Mente Cósmica, que vai tomando consciência de si dentro do homem, na medida em que este se aperfeiçoa; a criatura humana é uma centelha ou uma parte de deus mesmo… (filosofia esta panteísta ou monista).
Essas duas concepções, como se vê, não se podem conciliar ; há contradição entre elas como entre Verdade e erro. Errônea, sim, é a filosofia que admite identidade entre Deus — o Absoluto e Infinito — e o homem — ser mutável e finito. Não há transição do Infinito, Eterno para o finito, temporal, e vice-versa ; cf. “P.R.” 7/1957, qu. 1 e 30/1960, qu. 4.
Na prática, portanto, vem a ser ilógico, contraditório querer professar o Catolicismo, mediante a recepção dos sacramentos na Igreja, e o Rosacrucianismo ou o ocultismo, mediante a participação dos atos e cursos deste sistema filosófico. Quem tente fazer esse duplo papel, não pode ser nem bom católico nem. bom rosacruciano; somente a falta de esclarecimento pode justificar tal jogo… Verdade é que a filosofia rosacruz, como aliás todas as correntes de filosofia panteísta-monista, encobre seu erro usurpando fórmulas semelhantes às dos católicos para se referir a Deus, supondo destarte um Deus pessoal, transcendente, distinto do homem. É somente por se dissimular assim que o monismo-panteísmo pode captar a adesão de católicos.
Verifica-se outrossim que a “Rosa-Cruz” faz questão de dizer que não é Religião e que, por isto, se concilia com qualquer religião. Na realidade, porém, o Rosacrucianismo incute uma visão do homem e do universo tão característica que, na medida em que se revela, ela vai excluindo qualquer outro modo de ver ou qualquer religião. A “Rosa-Cruz” vem a ser a “Religião” do seu discípulo.
De resto, um católico rosacruciano só pode receber validamente a absolvição sacramentai e fazer uma comunhão eucarística frutuosa, caso declare ao confessor que professou o Rosacrucianismo e proponha firmemente não mais o professar. Se não há propósito firme de se desligar da escola rosacruz, não adianta perante Deus receber os sacramentos católicos. Do seu lado, nenhum sacerdote pode em consciência permitir que o penitente continue a viver em contradição consigo mesmo e com Deus.
O mesmo se deve intimar às pessoas que pretendem ser católicas e espíritas ao mesmo tempo. Embora o espiritismo não professe o panteísmo, contradiz em muitos pontos à verdade cristã, de modo a induzir à incoerência (consigo e com Deus) aqueles que julgam poder fazer duplo jogo.
Lógico tem que perseguir a Rosa Cruz porque no passado vosso líder acabou com os templários né para ficar com o materialismo adquirido.
Agora a igreja usa o fogo de zoroastro no sábado de aleluia, dia 25 de dezembro comemora o aniversário do sol invicto, oh Jesus cristão na verdade é plágio do Deus Mitra.
A Trindade criada pela proctor ICAR.
O NASCIMENTO VIRGINAL DE MARIA JESUS, HEBRAICO ALMAH MOÇA NOVA. NÃO PEDRO NÃO FOI O PRIMEIRO PAPA.
JESUS NÃO FUNDOU TEMPO NEM ERA HIERARQUIA RELIGIOSA.
SACERDÓCIO NÃO PODER CASAR É BÍBLICO.
A MITRA DO PAPA É DEUS DAGON.
CAJADO DO PAPA É NA VERDADE O SÍMBOLO DA COBRA DE ESCULAPIO.
A PÁSCOA CRISTÃ ELA É LINDA DA FESTA DA COLHEITA DOS CELTAS.
A BÍBLIA 56 MIL ADULTERAÇÕES, E NÃO CONTÉM VÁRIOS LIVROS GRAÇAS A VOSSA FÉ.
O CASAMENTO RELIGIOSO INVENTADO PELA ICAR. … VOU FICAR ESCREVENDO UMA BÍBLIA AQUI TENHO DÓ DESSAS PESSOAS INOCENTES COM GUIADA POR CEGOS.
ETHAN P.P. V.I.T.R.O.L. Q.R.F.V.C.
Shoraste?
Ótimo esclarecimento,ao contrário deste abaixo que não entende nada de cristianismo;típico destes ocultistas que se acham Deus!
A igreja sempre perseguiu quem enxergava mais longe, e matou, execrou milhares, perseguiu e destruiu verdades. Alteraram a bíblia para o seu poder.
Excelente esclarecimento. Acabei de ler um pouco sobre a Rosacruz onde se diz que o estudante é livre, mas abaixo vemos um texto, claramente escrito por um rosacruciano, com uma extensa lista de críticas à Igreja Católica. Como então é possível ser livre? Se os estudos da Rosacruz te jogarão contra a igreja católica e contra Jesus? Muitas “filosofias” ou “religiões” pregam esse discurso brando e convidativo que eu acabei de ler num site da Rosacruz, porém vão ganhando a mente de seus estudantes a ponto deste adotá-la como religião apesar desta afirmar que não é uma religião.
Fico pensando o q ganha em dizer tanta asneira a respeito a ordem rosa cruz , a rosa cruz respeita a igreja pq será q a igreja não respeita a rosa cruz e se diga a única verdade ? Esqueceu dos milhões q a igreja já matou??? Será q pensa q nos não sabemos? Para poder julgar devia ter um comportamento de retidão né verdade igrejas?
Ótimo post! Graças a Deus o encontrei para que pudesse sepultar de uma vez por todas essa dúvida, que já não me deixava mais em paz. Deus abençõe a todos os envolvidos.