A Igreja é hierárquica
Para apascentar e aumentar sempre o Povo de Deus, Cristo Senhor instituiu na Sua Igreja uma variedade de ministérios que tendem ao bem de todo o Corpo. Pois os ministros que são revestidos do sagrado poder servem a seus irmãos para que todos os que formam o Povo de Deus […] cheguem à salvação.
Catecismo, 874
Santo Inácio de Antioquia
30 – 107 D.C.
Segui ao bispo, vós todos, como Jesus Cristo ao Pai. Segui ao presbítero como aos Apóstolos. Respeitai os diáconos como ao preceito de Deus. Ninguém ouse fazer sem o bispo coisa alguma concernente à Igreja. Como válida só se tenha a eucaristia celebrada sob a presidência do bispo ou de um delegado seu. A comunidade se reune onde estiver o bispo e onde está Jesus Cristo está a Igreja católica. Sem a união do bispo não é lícito batizar nem celebrar a eucaristia; só o que tiver a sua aprovação será do agrado de Deus e assim será firme e seguro o que fizerdes.
Epístola aos Esmirnenses 8
São Clemente de Roma
35 – 97 D.C.
Nossos apóstolos também sabiam do ofício do episcopado através de Nosso Senhor Jesus Cristo, pois houve uma discussão a respeito. Por essa razão, portanto, como obtiveram um conhecimento antecipado disso, eles indicaram aqueles [ministros] já mencionados, e posteriormente lhes deram instruções, para que quando algum deles falecesse, os outros aprovassem homens que os pudesse suceder no ministério.
I Carta aos Coríntios 44
Didaqué
60 – 90 D.C.
Escolhei-vos, pois, bispos e diáconos dignos do Senhor, homens dóceis, desprendidos, verazes e firmes, pois eles também exercerão entre vós a Liturgia dos profetas e doutores.
15, 1
Clemente de Alexandria
150 – 215 D.C.
Então, segundo minha opinião, os graus dos bispos, presbíteros, diáconos aqui na Igreja, são imitações da glória angélica, e daquela providência que — as Escrituras dizem — espera aqueles que, seguindo as pegadas dos apóstolos, viveram na perfeição da retidão de acordo com o Evangelho.
Stromata 6, 13
Santo Hipólito de Roma
170 – 236 D.C.
Seja ordenado bispo quem for irrepreensível e tiver sido eleito por todo o povo. Uma vez designado e aceito por todos, reuna-se o povo juntamente com o presbitério e os bispos presentes, no domingo.
Tradição Apostólica
São Cipriano de Cartago
? – 258 D.C.
Esta unidade devemos guardar e exigir com firmeza, especialmente nós, bispos, que na Igreja presidimos, para dar prova de que o episcopado também é um e indiviso. Ninguém engane os irmãos com mentiras, ninguém corrompa a pureza da fé com pérfidos desvios.
A Unidade da Igreja 5
São Basílio Magno
330 – 379 D.C.
A organização interna da Igreja é obra do Espírito santo.
Do Espírito Santo, 16