Creio na Ressurreição da Carne
Pela morte, a alma é separada do corpo; mas, na ressurreição, Deus restituirá a vida incorruptível ao nosso corpo transformado, reunindo-o à nossa alma. Tal como Cristo ressuscitou e vive para sempre, todos nós ressuscitaremos no último dia.
”Nós cremos na verdadeira ressurreição desta carne que possuímos agora”. No entanto, semeia-se no túmulo um corpo corruptível e ressuscita um corpo incorruptível um “corpo espiritual”
Catecismo, 1016-1017
São Clemente de Roma
35 – 97 D.C.
Consideremos, caríssimos, como o Senhor nos mostra continuamente a futura ressurreição, da qual deu as primícias no Senhor Jesus Cristo, ressuscitando-O dos mortos. Vejamos, caríssimos, a ressurreição que se dá na sucessão do tempo. O dia e a noite nos oferecem um exemplo claro da ressurreição: adormece a noite, surge o dia; vai-se o dia, vem a noite.
Carta aos Coríntios 24:1–6
Credo Apostólico
125 D.C.
Creio no Espírito Santo; Na Santa Igreja Católica; Na comunhão dos Santos; Na remissão dos pecados; Na ressurreição da carne; Na vida eterna. Amém.
Credo dos Apóstolos
São Policarpo de Esmirna
69 – 155 D.C.
Quem não confessa que Jesus Cristo veio na carne, é anticristo; aquele que não confessa o testemunho da cruz, é do diabo; aquele que distorce as palavras do Senhor segundo seus próprios desejos, e diz que não há ressurreição, nem julgamento, esse é primogênito de satanás.
Carta aos Filipenses 7
Aristides de Atenas
? – 134 D.C.
[Cristãos] têm os mandamentos do próprio Senhor Jesus Cristo impressionados em seus corações, e os observam, aguardando a ressurreição dos mortos e a vida do mundo que está por vir.
Apologia, 15
São Justino, Mártir
100 – 165 D.C.
Esperamos recuperar nossos próprios corpos depois de mortos e enterrados, porque dizemos que para Deus não há nada impossível […] Da mesma forma, como no princípio não teríeis crido que de uma pequena gota [de sêmen nasceriam tais seres [vivos] e, no entanto, os vedes nascidos, assim também considerai que não é impossível que os corpos humanos, depois de dissolvidos e espalhados como sementes na terra, ressuscitem a seu tempo, por ordem de Deus, e se revistam da incorruptibilidade.
Apologia I 18, 6; 19, 4
Teófilo de Antioquia
? – 186 D.C.
Tu, porém, não crês que os mortos ressuscitam. Quando isso acontecer, então crerás, queiras ou não.
Para Autólico, 1:8
Santo Ireneu de Lyon
130 – 202 D.C.
Assim como o pão que vem da terra, depois de ter recebido a invocação de Deus, não é mais pão comum, mas Eucaristia, constituída por duas realidades, uma terrestre e outra celeste, da mesma forma os nossos corpos que participam da Eucaristia não são mais corruptíveis, pois têm a esperança da ressurreição.
Contra as Heresias 4, 18, 4-5