A Santíssima Trindade
O mistério da Santíssima Trindade é o mistério central da fé e da vida cristã. É o mistério de Deus em Si mesmo. É, portanto, a fonte de todos os outros mistérios da fé, é a luz que os ilumina. É o ensinamento mais fundamental e essencial na hierarquia das verdades de fé. Toda a história da salvação não é senão a história da via e dos meios pelos quais o Deus verdadeiro e único, Pai, Filho e Espírito Santo, se revela, reconcilia consigo e une a Si os homens que se afastam do pecado.
— CIC 234
Didaqué
Entre 70 e 90 d.C.
No que diz respeito ao Batismo, batizai em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo em água corrente. Se não houver água corrente, batizai em outra água; se não puder batizar em água fria, fazei com água quente. Na falta de uma ou outra, derramai três vezes água sobre a cabeça, em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
7, 1-3
São Clemente Romano
35 — 97 d.C.
Um Deus, um Cristo, um Espírito de graça.
1ª Carta aos Coríntios 46, 6
Como Deus vive, assim vive o Senhor e o Espírito Santo.
1ª Carta aos Coríntios 58, 2
Santo Inácio de Antioquia
35 — 107 d.C.
Procurai manter-vos firmes nos ensinamentos do Senhor e dos apóstolos, para que prospere tudo o que fizerdes na carne e no espírito, na fé e no amor, no Filho, no Pai e no Espírito, no princípio e no fim, unidos ao vosso digníssimo bispo e à preciosa coroa espiritual formada pelos vossos presbíteros e diáconos segundo Deus. Sejam submissos ao bispo e também uns aos outros, assim como Jesus Cristo se submeteu, na carne, ao Pai, e os apóstolos se submeteram a Cristo, ao Pai e ao Espírito, a fim de que haja união, tanto física como espiritual.
Epístola aos Magnésios 13, 1-2
São Policarpo de Esmirna
69 — 155 d.C.
Eu te louvo, Deus da Verdade, te bendigo, te glorifico por teu Filho Jesus Cristo, nosso eterno e Sumo Sacerdote no céu; por Ele, com Ele e o Espírito Santo, glória seja dada a ti, agora e nos séculos futuros! Amém.
Martírio de Policarpo 14, 1-3
São Justino Mártir
100 — 165 d.C.
Aprendemos que ele é o Filho do próprio Deus verdadeiro, e o colocamos em segundo lugar, assim como o Espírito profético, que pomos no terceiro. De fato, tacham-nos de loucos, dizendo que damos o segundo lugar a um homem crucificado, depois do Deus imutável, aquele que existe desde sempre e criou o universo. É que ignoram o mistério que existe nisso e, por isso, vos exortamos que presteis atenção quando o expomos.
Apologia 1 ,13, 1.3-6
Teófilo de Antioquia
? — 186 d.C.
Igualmente os três dias que precedem a criação dos luzeiros são símbolo da Trindade: de Deus — Pai, de seu Verbo — Filho, e de sua Sabedoria — Espírito Santo.
A Autólico
Santo Ireneu de Lyon
130 — 202 d.C.
Com efeito, a Igreja espalhada pelo mundo inteiro até os confins da terra recebeu dos apóstolos e seus discípulos a fé em um só Deus, Pai onipotente, que fez o céu e a terra, o mar e tudo quanto nele existe; em um só Jesus Cristo, Filho de Deus, encarnado para nossa salvação; e no Espírito Santo que, pelos profetas, anunciou a economia de Deus.
Contra as Heresias 1, 10, 1
São Clemente de Alexandria
150 — 217 d.C.
Que estupendo mistério! Há um único Pai do universo; um único Logos do universo e também um único Espírito Santo, idêntico em todo lugar. Há também uma única virgem que se tornou Mãe e me agrada chamá-la de Igreja.
Paed. 1, 6