Intercessores no céu
Pelo fato de os habitantes do céu estarem unidos mais intimamente com Cristo, consolidam com mais firmeza na santidade da Igreja. Eles não deixam de interceder por nós junto ao Pai, apresentando os méritos que alcançaram na terra pelo único mediador de Deus e dos homens, Cristo Jesus. Por conseguinte, pela fraterna solicitude deles, a nossa fraqueza recebe o mais valioso auxílio.
— CIC 956
Santo Inácio de Antioquia
30 – 107 D.C.
Meus irmãos: transbordo de amor por vós e é com alegria que procuro vos fortalecer — não eu, mas Jesus Cristo; estando acorrentado por causa d’Ele, temo ainda mais, ao pensar que continuo imperfeito. Vossa oração, contudo, me tornará perfeito diante de Deus, para que eu obtenha a herança cuja misericórdia recebi, refugiando-me no Evangelho como na carne de Cristo e nos Apóstolos como no presbitério da Igreja.
Epístola aos Filadelfos 5
São Cipriano de Cartago
? – 258 D.C.
O pontífice não é o único a se unir aos orantes. Os anjos e as almas dos justos também se unem a eles na oração.[1]
Eles (os santos) conhecem os que são dignos da amizade de Deus e auxiliam os que querem honrá-Lo. [2]
1. Da Oração
2. Contra Celso
São Cirilo de Jerusalém
313 – 386 D.C.
Comemoramos os que adormeceram no Senhor antes de nós: patriarcas, profetas, Apóstolos e mártires, para que Deus, por suas intercessões e orações, se digne receber as nossas. […] Em seguida (=na Oração Eucarística), mencionamos os que já partiram: primeiro os patriarcas, profetas, apóstolos e mártires, para que Deus, em virtude de suas preces e intercessões, receba nossa oração.
Catequeses Mistagógicas
São Jerônimo
347 – 420 D.C.
Se os Apóstolos e mártires, enquanto estavam em sua carne mortal e ainda necessitados de cuidar de si, ainda podiam orar pelos outros, muito mais agora que já receberam a coroa de suas vitórias e triunfos. Moisés, um só homem, alcançou de Deus o perdão para 600 mil homens armados e Estevão, para seus perseguidores. Serão menos poderosos agora que reinam com Cristo? São Paulo diz que com suas orações salvara a vida de 276 homens, que seguiam com ele no navio. E depois de sua morte? Cessará sua boca e não pronunciará uma só palavra em favor daqueles que no mundo, por seu intermédio, creram no Evangelho?
Adv. Vigil. 6
Santo Agostinho
354 – 430 D.C.
Portanto, como bem sabem os fiéis, a disciplina eclesiástica prescreve que, quando se mencionam os mártires nesse lugar durante a celebração eucarística, não se reza por eles, mas pelos outros defuntos que também aí se comemoram. Não é conveniente orar por um mártir, pois somos nós que nos devemos encomendar a suas orações.
Sermão 159, 1
João Cassiano
360 – 435 D.C.
Por vezes, é a intercessão dos santos que alcança o perdão das nossas faltas (1Jo 5,16; Tg 5,14-15) ou ainda a misericórdia e a fé.
Conferência 20
Inscrições nas Catacumbas
Três primeiros séculos
Santos mártires: lembrai-vos de Maria. [1]
Sebaio, doce alma: pede e roga por teus irmãos e companheiros. [2]
Anatólio (…) Que teu espírito descanse em Deus. Pede por tua mãe. [3]
Vicência, pede a Cristo por Febe e seu esposo. [4]
Mártires santos, bons e benditos: ajudai a Ciríaco. [5]
Pedro, pede a Cristo Jesus pelas almas dos santos cristãos sepultados junto do teu corpo. [6]
Genciano, fiel em paz (…) que em tuas orações rogues por nós pois sabemos que estás em Cristo. [7].
1. Cemitério de Aquiléia
2. Cemitério de Gordiano
3. Cemitério de Santa Priscila
4. Cemitério de São Calixto
5. Cemitério de São Pânfilo
6. Túmulo de São Pedro
7. Túmulo na Via Salária.