Cristianismo Primitivo: Maria é Mãe de Deus

Maria, a Mãe de Deus Encarnado

Denominada nos Evangelhos “a Mãe de Jesus” (Jo. 2,1; 19,25), Maria é aclamada, sob o impulso do Espírito, desde antes do nascimento do seu Filho, como “a Mãe do meu Senhor” (Luc. 1,43). Com efeito, Aquele que ela concebeu do Espírito Santo como homem e que se tornou verdadeiramente seu Filho segundo a carne, não é outro que o Filho eterno do Pai, a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade. A Igreja confessa que Maria é verdadeiramente Mãe de Deus (Theotókos)

— CIC 495

Alexandre de Alexandria

250 – 326 D.C.

[Jesus] não teve apenas a aparência, mas tinha carne de verdade recebida de Maria, Mãe de Deus.

Epístola a Alexandre de Constantinopla 12

Santo Atanásio

296 – 373 D.C.

A Sagrada Escritura, como tantas vezes fizemos notar, tem por finalidade e característica afirmar de Cristo Salvador estas duas coisas: que Ele é Deus e nunca deixou de o ser, visto que é a Palavra do Pai, seu esplendor e sabedoria; e também que nestes últimos tempos, por causa de nós, se fez homem, assumindo um corpo da Virgem Maria, Mãe de Deus

Da Trindade

Santo Ambrósio de Milão

340 – 397 D.C.

Dissemos que José era um varão justo, dando-nos o evangelista a entender que ele não se atreveria a profanar o templo do Espírito Santo: o ventre do mistério, o corpo da Mãe de Deus.

Comentário sobre o Evangelho de Lucas

São João Crisóstomo

347 – 407 D.C.

Ó Filho único e Verbo de Deus: sendo imortal, vos dignaste, pela nossa salvação, encarnar-vos da Santa Mãe de Deus e sempre virgem Maria, vós que sem mudança vos tornaste homem e foste crucificado, ó Cristo Deus, que pela vossa morte esmagaste a morte; sois Um na Trindade, glorificado com o Pai e o Espírito Santo. Salvai-nos!

O Monoghenis

São Cirilo de Alexandria

375 – 444 D.C.

Causa-me profunda admiração haver alguns que duvidam em dar à Virgem Santíssima o título de Mãe de Deus. realmente, se Nosso Senhor Jesus Cristo é Deus, por que motivo não pode ser chamada de Mãe de Deus a Virgem Santíssima que o gerou?

Maria, Mãe de Deus

João de Antioquia

429 – 441 D.C.

[O título] ‘Mãe de Deus’ foi concebido, dito e escrito por muitos Padres (…) Não há perigo algum em dizer e pensar as mesmas coisas daqueles doutores que na Igreja gozaram de boa reputação

Epístola a Nestório 4

São Vicente de Lérins

? – 445 D.C.

Foi a santa Maria, Theotokos (Mãe de Deus) […] porque em seu sagrado ventre se operou o mais sagrado dos mistérios pelo qual, por singular e única unidade de Pessoa, como a Palavra na carne é carne, assim o Homem em Deus é Deus.

Comentários 15

Comments (0)
Add Comment