Pedro, a Pedra
No colégio dos Doze, Simão Pedro ocupa o primeiro lugar. Jesus confiou-lhe uma missão única. Graças a uma revelação vinda do Pai, Pedro confessara: “Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo” (Mt 16, 16). E nosso Senhor declarou-lhe então: “Tu és Pedro: sobre esta pedra edificarei a minha Igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mt 16, 18). Cristo, “pedra viva”, garante à sua Igreja, edificada sobre Pedro, a vitória sobre os poderes da morte. Pedro, graças à fé que confessou, permanecerá o rochedo inabalável da Igreja. Terá a missão de defender esta fé para que nunca desfaleça e de nela confirmar os seus irmãos.
Catecismo da Igreja Católica, 552
Clemente de Alexandria
150 – 215 D.C.
O bem-aventurado Pedro, o eleito, o preeminente, o primeiro entre os discípulos, para quem, além de Si mesmo, o Salvador recolheu o tributo (Mt 17, 27), rapidamente compreendeu e entendeu o seu significado. E o que é que ele diz? “Eis que nós deixamos tudo e te seguimos” (Mt 19, 27; Mc 10, 28).
Qual é o Rico que se Salva? 21, 3-5
Tertuliano de Cartago
160 – 225 D.C.
Quem, pois, de mente sã pode crer que ignoraram alguma coisa aqueles que o Senhor entregou como mestres, mantendo-os inseparáveis em sua comitiva, em seu discipulado, em sua convivência, a quem expunha separadamente dos demais todas as coisas obscuras, dizendo-lhes que a eles era dado a conhecer aqueles mistérios que ao povo não era permitido entender? Foi ocultado algo a Pedro, que foi chamado pedra sobre a qual a Igreja seria edificada, que obteve as chaves do Reino dos Céus e o poder de desligar e ligar nos céus e na terra?
Da Prescrição dos Hereges 22, 2-4
Orígenes de Alexandria
185 – 253 D.C.
Quando os homens mudam de algum modo as qualidades próprias, mudam também de nome, segundo as Escrituras. Assim, quando mudou a qualidade de Abrão, o mesmo se chamou Abraão (cf. Gn. 17, 5). Quando mudou Simão, foi chamado de Pedro (cf. Mc 3, 16).
Da Oração 24, 2
São Cipriano de Cartago
? – 258 D.C.
O Senhor diz a Pedro: “Eu te digo que és Pedro e sobre esta pedra edificarei minha Igreja e as portas do Inferno não prevalecerão contra ela. Dar-te-ei as chaves do reino dos céus…” O Senhor edifica a sua Igreja sobre um só, embora conceda igual poder a todos os Apóstolos […] No entanto, para manifestar a unidade, dispõe por sua autoridade a origem desta mesma unidade partindo de um só.
Da Unidade da Igreja Católica
Afrates da Pérsia
260 – 345 D.C.
O chefe dos Apóstolos [Pedro][…] o Senhor o aceitou e o constituiu como fundamento, chamando-o pedra e estrutura da Igreja.
Homilia sobre a Penitência 7, 15
São Basílio Magno
330 – 379 D.C.
Pedro foi posto como fundamento. Quando disse: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”, ouviu também a resposta que ele [Pedro] era a pedra, se bem que não fosse de fato Pedra, como o era Cristo. Pois Cristo é a Pedra inabalável, ao passo que Pedro é pedra em virtude desta Pedra [Cristo]. Como Deus, Ele comunica a outros Suas próprias excelências: É Sacerdote e institui sacerdotes; Rocha e põe rocha.
Homilia sobre a Penitência
Santo Ambrósio de Milão
340 – 397 D.C.
[Cristo] lhe respondeu: “Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja […] Ele não podia, então, fortalecer a fé do homem a quem entregou o Reino, que agia com Sua autoridade, que foi chamado ‘pedra’, declarado assim fundamento da Igreja (cf. Mt. 16, 18)?”
Da Fé 4, 5