A Primazia do Papa
Somente a Simão, a quem deu o nome de Pedro, o Senhor constituiu como a pedra da sua Igreja. Entregou-lhe as suas chaves; instituiu-o pastor de todo o rebanho. Porém, o múnus de ligar e desligar, que foi dado a Pedro, consta que também foi dado ao colégio dos Apóstolos, unido a seu chefe. Este ofício pastoral de Pedro e dos outros Apóstolos faz parte dos fundamentos da Igreja e é continuado pelos bispos sob o primado do Papa.
— CIC 881
Mártires de Lyon
200 d.C.
E os mártires (de Lião) recomendaram a Irineu também, já que, naquele momento, era presbítero da comunidade de Lyon, para o bispo de Roma, fazendo um elogio especial […]: “Mais uma vez, sempre rezaremos e nos alegraremos em Deus por vós, papa Eleutério. Nesta carta, encomendamos a nosso irmão e companheiro Irineu; imploramos: recebei-o com carinho…”
Citado em História Eclesiástica de Eusébio 5, 4, 1-2
Cipriano de Cartago
? — 258 d.C.
O Senhor edifica a sua Igreja sobre um só, embora conceda igual poder a todos os Apóstolos depois de sua ressurreição […] No entanto, para manifestar a unidade, dispõe por sua autoridade a origem desta mesma unidade partindo de um só. Sem dúvida, os demais Apóstolos eram, como Pedro, dotados de igual participação na honra e no poder; mas o princípio parte da unidade para que se demonstre ser única a Igreja de Cristo.
Da Unidade da Igreja
Optato de Milevi
? — 397 d.C.
Sirício [papa], o qual é agora nosso colega, com ele todo o mundo está de acordo, juntamente conosco, para uma união de colegialidade por meio da relação constituída pela troca de cartas de comunhão.
A Verdadeira Igreja 2, 3
São Basílio Magno
330 — 379 d.C.
Pedro é aquela pedra sobre a qual o Senhor prometeu edificar sua Igreja.
Comentário sobre Isaías 2, 66
Santo Ambrósio de Milão
340 — 397 d.C.
Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja”. Com efeito, onde estiver Pedro, aí estará a Igreja.
Comentário ao Salmo 40, 30
São João Crisóstomo
347 — 407 d.C.
Tornou-se, enfim, Pedro o alicerce firmíssimo e fundamento da Casa de Deus, quando, após negar a Cristo e cair em si, foi buscado pelo Senhor e por ele honrado com as palavras: “Apascenta as minha ovelhas” (Jo. 21, 15).
Haer. 59, 8