Cristianismo Primitivo: Regeneração Batismal

O batismo

Desde o dia de Pentecostes que a Igreja vem celebrando e administrando o santo Batismo. Com efeito, São Pedro declara à multidão, abalada pela sua pregação: «convertei-vos e peça cada um de vós o Baptismo em nome de Jesus Cristo, para vos serem perdoados os pecados. Recebereis então o dom do Espírito Santo» (Act 2, 38). Os Apóstolos e os seus colaboradores oferecem o Batismo a quem quer que acredite em Jesus: judeus, pessoas tementes a Deus, pagãos.

O Batismo aparece sempre ligado à fé: «Crê no Senhor Jesus e serás salvo juntamente com a tua família», declara São Paulo ao seu carcereiro em Filipos. E a narrativa continua: «o carcereiro […] logo recebeu o Baptismo, juntamente com todos os seus» (Act 16, 31-33).

Catecismo, 1226

Carta de Barnabé

70 – 132 D.C.

Pesquisemos se o Senhor teve intenção de falar antecipadamente sobre a água e sobre a cruz. Quanto à água, está escrito que Israel não teria recebido o batismo que leva à remissão dos pecados, mas que eles próprios teriam constituído um. Com efeito, diz o profeta: “Pasma, ó céu, e que a terra trema ainda mais! Pois este povo cometeu mal duplo: eles me abandonaram, a mim que sou a fonte viva da água, e cavaram para si mesmos uma cisterna de morte […]”.

11:1-10

Pastor de Hermas

140 D.C.

Eu disse: “Senhor, ainda quero fazer-te outra pergunta.” Ele respondeu: “Pergunta.” Continuei: “Ouvi alguns doutores dizerem que não há outra conversão além daquela do dia em que descemos às águas e recebemos o perdão dos pecados.” Ele me respondeu: “Ouviste bem. Pois é assim mesmo.”

31

São Justino, Mártir

100 – 165 D.C.

Todos os que se convencem e acreditam que são verdadeiras essas coisas que nós ensinamos e dizemos, e prometem que poderão viver de acordo com elas, são instruídos em primeiro lugar para que com jejum orem e peçam perdão a Deus por seus pecados anteriormente cometidos, e nós oramos e jejuamos juntamente com eles. Depois os conduzimos a um lugar onde haja água e pelo mesmo banho de regeneração com que também nós fomos regenerados eles são regenerados, pois então tomam na água o banho em nome de Deus, Pai soberano do universo, e de nosso Salvador Jesus Cristo e do Espírito Santo.

Apologia I, 61

Teófilo de Antioquia

? – 186 D.C.

Além disso, aquelas coisas que foram criadas a partir das águas foram abençoadas por Deus, para que isso também possa ser um sinal de que os homens, em um momento futuro, receberiam arrependimento e remissão de pecados através da água e do banho de regeneração — todos os que procedem à verdade e nascem novamente e recebem uma bênção de Deus.

Para Autólico 12:16

Clemente de Alexandria

150 – 215 D.C.

No batismo somos iluminados; iluminados, fomos adotados como filhos; adotados, tornamo-nos perfeitos; tornados perfeitos, recebemos a imortalidade. Está escrito: ‘Eu disse: Vós sois deuses, todos vós sois filhos do Altíssimo’ (SI 82, 6). Esta operação recebe nomes diversos: graça, iluminação, perfeição, banho. Banho que nos purifica dos nossos pecados; graça que nos perdoa os castigos devidos às nossas transgressões; iluminação que nos permite contemplar aquela santa luz de salvação, quer dizer, que nos permite ver a Deus claramente; perfeição, porque não nos falta nada. Com efeito, o que é que falta a quem conhece a Deus? Na verdade, seria absurdo chamar dom de Deus a um dom incompleto.

O Pedagogo

Tertuliano de Cartago

160 – 225 D.C.

Um tratado sobre nosso sacramento da água, pelo qual os pecados de nossa cegueira anterior são lavados e somos libertados para a vida eterna, não será supérfluo […] Tirando a morte pela lavagem dos pecados. A culpa sendo removida, a penalidade, é claro, também é removida […] O batismo em si é um ato corporal pelo qual somos mergulhados na água, enquanto seu efeito é espiritual, na medida em que somos libertados de nossos pecados.

Sobre o Batismo 1:1; 5:6; 7:2

São Cipriano de Cartago

? – 258 D.C.

Mas depois de ficarem apagadas as manchas da vida passada com a água da regeneração e se infundir a luz no meu espírito transformado e purificado, depois de me transformar num homem novo por um segundo nascimento e efusão do espírito celestial, imediatamente se esclareceram as dúvidas dum modo maravilhoso, abriu-se o que estava fechado, dissiparam-se as trevas e tornou- -se fácil o que antes parecia dificil, foi possível o que antes parecia impossível, de modo que pude reconhecer que a minha anterior, vida carnal, sujeita aos pecados, provinha da terra e que era coisa de Deus o que agora estava animado pelo espírito

Para Donato, 4

Comments (0)
Add Comment