Neste episódio, voltamos com a série Vícios e Virtudes e falamos sobre a Soberba e sua virtude oposta que é a humildade. No quadro “Vida dos Santos” falamos sobre São João.
Soberba e Humildade
A Igreja ensina que a soberba é a rainha de todos os vícios — “o início de todo pecado” (cf. Eclo 10, 15). Foi ela o motivo da revolta de lúcifer e da desobediência dos nossos primeiros pais, Adão e Eva. Santo Tomás a define como o “apetite desordenado da própria excelência”, também chamada de “amor-próprio” ou “filáucia”.
O vício da soberba — sendo um pecado espiritual — é uma armadilha constante no caminho de santidade, pois pode nos levar à queda justamente no momento em que vencemos certos pecados ou fazemos certos progressos na vida espiritual.
A virtude oposta à soberba, que é também o “tratamento” para esta doença espiritual, é a humildade. Pela humildade fincamos nossas raízes no chão, reconhecendo o nosso nada diante de Deus, e permitimos que a árvore da nossa vida espiritual lance para o alto céu seus galhos, folhas e frutos.
Informações
Clube do ouvinte: Acessar
Compre na Amazon: Amazon
Curta: Facebook
Siga: Twitter
Assista: YouTube
Insta: Instagram
Entre: Telegram
Ouça: Spotify / Deezer
Telegram:
WhatsApp:
Grupo Oficial: Peça em nossas redes sociais.