Por que aprender latim em família?

Que o latim é uma língua morta, todos nós já ouvimos falar. Mas você já parou para pensar o que isso realmente significa? Não, língua morta não é língua extinta, que não possui uso na fala nem na escrita, mas é simplesmente aquela língua que já não é mais o idioma nativo de nenhuma comunidade, embora seja usada de outros modos. Por isso está corretíssimo dizer que o latim é, sim, uma língua morta, e isso não é de nenhum modo depreciativo; e por isso também recomendamos que você aprenda latim em família.

O latim é um idioma clássico e que passou a ser também a língua litúrgica da Igreja Romana já nos primeiros séculos após o seu nascimento (da Igreja). Isso quer dizer que, embora o latim não seja o idioma oficial de nenhum país, ele continua sendo falado, lido, escrito e estudado por uma grande comunidade ao redor do globo — além da Igreja Latina, a comunidade científica e o direito também usam largamente o latim.

Esta língua clássica ainda permanece viva nos idiomas que deu origem: italiano, espanhol, português, romeno e francês. Praticamente 90% do vocabulário dessas línguas vêm do latim e por isso elas podem ser consideradas, na verdade, como formas de latim que evoluíram ao longo do tempo em suas respectivas regiões, de acordo com as interações com as outras línguas locais.

Existem inúmeras razões porque aprender latim é uma das melhores coisas que você pode fazer em família:

1. Preparação para outros idiomas

Como o latim dá origem a outros idiomas, estudá-lo nos prepara de uma maneira fantástica para aprendê-los também. Quando você aprende o latim, inicia ao mesmo tempo, o estudo dos seis idiomas que mencionamos acima.

2. O latim também prepara o estudo do inglês

Provavelmente você não sabia disso. Pelo menos 50% do vocabulário do inglês é derivado do latim. A gramática regular do latim também esclarece a maneira como todos os outros idiomas — incluindo o inglês — funcionam. Por isso aqueles que, conhecendo o latim, põem-se a estudar inglês, o dominam com muito mais facilidade.

3. É o idioma das ciências

Diversas áreas do conhecimento utilizam largamente o latim, por isso estudá-lo também poderá lhe ajudar na sua profissão: direito, medicina, ciência, música, teologia, filosofia, arte e literatura, entre outras.

4. Estudar latim amplia o horizonte cultural

Além do vocabulário e de uma compreensão gramatical muito mais ampla, que nos permite escrever e ler com mais facilidade e clareza, o latim também nos possibilita maior acesso à literatura, especialmente aos clássicos universais. Além disso o estudo da história da civilização ocidental torna-se muito mais acessível quando se tem o domínio do latim, uma vez que diversas obras, inclusive de história da arte e da arquitetura foram escritas neste idioma.

5. Desenvolve a virtude educacional

Estudar a língua latina constitui uma contínua prática de solução de quebra-cabeças linguísticos, um treino constante que leva claramente ao aprimoramento intelectual.

Russel Kirk dizia que “é mais importante conhecer o latim do que adquirir proficiência em qualquer língua estrangeira moderna. Um estudante americano que se torna razoavelmente familiarizado com o latim é muito afortunado; o inglês é a língua mais conhecida no mundo moderno, e a literatura inglesa é o corpo mais rico de letras humanas. Conhecendo tanto Shakespeare quanto Virgílio, tanto Samuel Johnson quanto Marco Túlio Cicero, tanto os versos da Bíblia quanto Santo Agostinho, qualquer jovem americano está no caminho da sabedoria.”

Se você quer aprender latim, sozinho ou em família, por um método seguro, testado e aprovado, e que ocupa pouco tempo do seu dia, faça agora o seu cadastro na Lista de Espera da próxima turma do curso Latim – Primeiros Passos 2.0. Com menos de R$25,00 por mês você terá acesso a aulas semanais para crianças, jovens e adultos, com cadernos de memorização, áudios mp3 para ouvir e aprender a pronúncia, e outros materiais complementares.

Enquanto a nova turma não abre você pode acompanhar de perto este projeto, que já ensina latim para mais de 400 famílias, tanto pelo grupo grupo de WhatsApp quanto também no Telegram. Acompanhe o prof. Josair e sua esposa no Instagram, também. Bons estudos!

Comments (0)
Add Comment