E20T05 – A Santa Missa na História (com André Gaby e Michel Pagiossi)

Neste episódio nós falamos sobre a Beata Josefa Naval, carmelita da ordem terceira. No assunto principal, falamos sobre a Santa Missa na História com dois grandes convidados: André Gaby e Michel Pagiossi.

Beata Josefa Naval

Nascida na Espanha, em Algemesi, em 11 de Dezembro de 1820, Josefa Naval desde adolescente consagrou-se inteiramente a Deus. Dedicou sua vida e juventude às atividades paroquiais e à formação de mulheres no caminho da virtude e da santidade.

Ela era da ordem terceira dos Carmelitas Descalços e viveu sua vocação com muita piedade e devoção na vida secular. Foi nos escritos de Santa Teresa e São João da Cruz, no amor à Virgem do Carmo e a Nosso Senhor, que Josefa Naval bebeu o segredo da verdadeira santidade.

Faleceu piedosamente em 24 de Fevereiro de 1893 e foi beatificada por São João Paulo II, em 1988.

A Santa Missa na História

A Santa Missa é a repetição solene da última ceia, durante a qual Nosso Senhor entregou aos seus Apóstolos os mistérios do seu corpo e do seu sangue, como um prelúdio do sacrifício cruento que sofreria no Calvário.

O relato mais antigo da Santa Ceia, anterior mesmo aos Evangelhos, pode ser encontrado na primeira carta de São Paulo aos Coríntios. O Apóstolo destaca neste trecho a estreita ligação da Eucaristia com a Paixão de Cristo. Uma aliança nova e definitiva é concluída entre Deus e os homens, no Sangue de Jesus.

Depois dos relatos de São Paulo e dos Evangelhos, os primeiros cristãos também escreveram sobre a celebração da Santa Missa, e o fizeram com certa riqueza de detalhes que nos dão a conhecer que o que celebramos hoje é essencialmente a mesma Santa Missa que era celebrada no início do Cristianismo.

Neste episódio, em que tivemos a honra de contar com dois grandes especialistas, a nossa proposta foi passar por cada momento da Santa Missa e apresentar seus significados e suas referências na história da Igreja.

Informações

Clube do ouvinte: Acessar
Compre na Amazon: Amazon

Curta: Facebook
Siga: Twitter
Assista: YouTube
Insta: Instagram
Entre: Telegram
Ouça: Spotify / Deezer

Telegram:

Canal: Entrar
Grupo: Entrar

WhatsApp:

Grupo Oficial: Peça em nossas redes sociais.

Comments (0)
Add Comment