E22T05 – Vícios e Virtudes: Ira e Paciência

Neste episódio nós falamos sobre a Beata Maria de Jesus, uma irmã carmelita que conheceu pessoalmente Santa Teresa d’Ávila e São João da Cruz. O assunto principal foi um retorno à série Vícios & Virtudes, desta vez com o tema Ira e Paciência.

Beata Maria de Jesus

A irmã Maria de Jesus entrou no Carmelo de Toledo com aproximadamente 24 anos. Durante uma visita da Santa Madre, conheceu pessoalmente Santa Teresa, a fundadora do Carmelo Descalço, quem a elogiou muito. Santa Teresa chamava a irmã Maria de Jesus de “pequeno teólogo”.

O Carmelo de Toledo foi justamente onde São João da Cruz foi se refugiar depois que fugiu da prisão; os dois ali se conheceram e nutriram uma amizade santa e profunda.

A beata carmelita cultivava uma vida de oração profunda e mística, padeceu de muitas doenças e sofreu tudo com muita paciência e perseverança na fé. Em 13 de Setembro de 1640, Maria de Jesus, tomando as mãos da prioresa, pediu-lhe licença para morrer. Entregou sua alma a Nosso Senhor com oitenta anos de idade e 63 anos de vida consagrada.

Vícios & Virtudes: Ira e Paciência

A ira sempre se manifesta quando nosso apetite sensível é contrariado. Santo Tomás diz que por ser uma paixão não é nem boa nem má, boas ou más são as ações que nós tomaremos após nos sentirmos irados. E qual é o momento certo pra ira entrar em ação e realizar um ato bom? Depois de passos: Conhecimento, Julgamento e Decisão. O conhecimento correto de uma situação e o julgamento correto sobre ela é o que deve nos ajudar a agir justamente.

Mas a ira também é uma doença espiritual. E neste sentido é sempre pecado. Porque no ímpeto de nossas paixões cega a nossa razão e nos faz agir como animais raivosos. Assim, cegos, não enxergamos no outro a imagem de Deus e grande parte das vezes ofendemos e punimos injustamente o nosso próximo.

O remédio para a doença da ira é sempre a caridade para com o próximo e a paciência até a loucura da cruz diante das adversidades e das cruzes que Deus nos manda diariamente. 

Informações

Clube do ouvinte: Acessar
Compre na Amazon: Amazon

A Divina Comédia: Amazon

Curta: Facebook
Siga: Twitter
Assista: YouTube
Insta: Instagram
Entre: Telegram
Ouça: Spotify / Deezer

Telegram:

Canal: Entrar
Grupo: Entrar

WhatsApp:

Grupo Oficial: Peça em nossas redes sociais.

Vícios e Virtudes
Comments (0)
Add Comment