E21T05 – Dante Alighieri, o Poeta dos Papas (com Eduardo Olifer)

Neste episódio nós falamos sobre a Beata Ana de São Bartolomeu, assistente de Santa Teresa d’Ávila. No assunto principal, falamos sobre o grande poeta italiano Dante Alighieri, com Eduardo Olifer, do canal Três Vias Estudos Clássicos.

Beata Ana de São Bartolomeu

Antes da sua vida no Carmelo, Ana Garcia Manzanas trabalhava no campo em Almendral, cidade que nasceu, próximo de Ávila.

No Carmelo, foi Santa Teresa d’Ávila quem recebeu sua profissão e a amizade entre as duas era tão grande que a Santa reformadora já nada fazia sem o auxílio de Ana.

A irmã Ana de São Bartolomeu acompanhou Santa Teresa e a assistiu no leito de morte, herdou profundamente a espiritualidade teresiana e tornou-se depois de Santa Teresa, o ponto de referência espiritual do Carmelo Descalço.

Dante Alighieri, o Poeta dos Papas

Dante Alighiero degli Alighieri nasceu em Florença em meados do Século XIII. É considerado simplesmente um dos maiores poetas da humanidade, ao lado de Homero e Virgílio, o maior da Itália sem dúvida alguma.

Dante praticamente fundou o idioma italiano numa época em que todos os escritos eram feitos em latim. Sua maior e mais conhecida obra, a Divina Comédia, é uma das obras-primas da literatura universal.

Neste episódio, conversamos sobre sua história, as controvérsias que cercaram a sua obra, além de dicas para quem deseja iniciar a leitura desta “comédia” que foi lida e decorada pelos papas, e defendida pela Igreja como uma obra plenamente católica.

Informações

Clube do ouvinte: Acessar
Compre na Amazon: Amazon

A Divina Comédia: Amazon

Curta: Facebook
Siga: Twitter
Assista: YouTube
Insta: Instagram
Entre: Telegram
Ouça: Spotify / Deezer

Telegram:

Canal: Entrar
Grupo: Entrar

WhatsApp:

Grupo Oficial: Peça em nossas redes sociais.

Comments (0)
Add Comment