Conheça, ame, viva e defenda a Fé Católica

E23T06 – O Cativeiro de Avignon e o Cisma do Ocidente (com Raphael Tonon)

12

Neste episódio, contamos com a presença do grande professor e historiador Raphael Tonon, para falarmos sobre as crises que a Igreja viveu no Século XIV durante o Cativeiro de Avignon e os anti-papas que causaram uma grande perturbação na Igreja Medieval.

O Cativeiro de Avignon e o Cisma do Ocidente

Cativeiro de Avignon é como é chamado o período da história da Igreja, compreendido entre 1309 e 1377, quando a residência do papa, por imposição do Rei Felipe IV, da França, foi alterada de Roma para Avignon. Conflitos e disputas políticas entre os reis e a Igreja começaram a ganhar força neste período, que marcou um grande enfraquecimento da influência da Igreja sobre a sociedade medieval e os seus governantes.

Ao mesmo tempo, o descontentamento de bispos e cardeais com o mal governo da Igreja, pelo Papa Urbano VI, os levaram eleger um outro papa em seu lugar (um antipapa), Clemente VII, que se estabeleceu em Avignon. Ambos reclamavam o poder legítimo da Igreja para si. Para resolver a questão, um concílio foi convocado em Pisa, que elegeu um novo antipapa, João XXIII.

Os reis e governantes, então, decidiram cada um apoiar o “papa” que mais favorecia os seus interesses, utilizando-se da Igreja para uma deplorável disputa política e de poder. A situação se estendeu por muitos anos, de modo que até com a morte dos anti-papas, sucessores foram eleitos para ocupar o seu (falso)trono.

O prestígio do papado foi profundamente afetado com esta crise, surgindo até mesmo heresias para tentar resolver a questão. Por fim, a resolução deste grande cisma se deu no Concílio de Constança, que depôs os dois anti-papas (de Avignon e Pisa) e convenceu o Papa legítimo (de Roma) a renunciar, elegendo Martinho V e restabelecendo de uma vez por todas o Papado.

Informações

Formação Gratuita: Protestantismo sem Máscaras

Clube do ouvinte: Acessar
Compre na Amazon: Amazon

Curta: Facebook
Siga: Twitter
Assista: YouTube
Insta: Instagram
Entre: Telegram
Ouça: Spotify / Deezer

Telegram:

Canal: Entrar
Grupo: Entrar

WhatsApp:

Grupo Oficial: Peça em nossas redes sociais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.