As Aparições de Garabandal

675

Guadalupe, Lourdes, Fátima. Com certeza você já deve ter ouvido falar dessas aparições de Nossa Senhora. Mas, e se dissermos que a Santíssima Virgem Maria escolheu um pequeno vilarejo na Espanha chamado “San Sebastian de Garabandal”? Bem, a Igreja continua a investigar esses acontecimentos, e, portanto, ainda não temos um parecer acerca da sua sobrenaturalidade. Todavia, o ocorrido marcou bastante a história das pessoas simples que lá viviam, que eram acostumadas com a calmaria, e tiveram, por sua vez, que se adaptar ao movimento de fiéis a partir da notícia das aparições. Ainda hoje, o fato possui mistérios que muitos médicos que examinaram as videntes não puderam explicar. Dessa maneira, vejamos como tudo iniciou.

Tal como nas demais aparições, Nossa Senhora escolhe como seus mensageiros aqueles que o mundo despreza, e em Garabandal não foi diferente. As videntes eram cinco meninas: Maria Concepción González (Conchita), Jacinta González, Maria Dolorez Mazón, que tinham cada uma 12 anos de idade, e Maria Cruz González Garrido, de 11 anos. 

Tal como em Fátima, um Anjo precedeu a aparição da Virgem. O dia escolhido foi 18 de Junho de 1961, quando as meninas estavam colhendo maçãs do pomar do vizinho, mas, ao mesmo tempo, demonstravam remorso porque supunham que seus anjos da Guarda ficaram descontentes ao presenciar aquela cena. Resolveram então pegar pedras para jogar no demônio, pois este sim estaria contente.

De repente, Conchita viu um personagem que irradiava luz e imediatamente entrou em êxtase. Já as outras meninas demoraram um pouco para compreender o que estava acontecendo, e, ao olharem na direção para onde Conchita apontava, também tiveram a mesma visão e o mesmo êxtase, que durou cerca de meia hora.

Esse fenômeno místico preparou as meninas para a mais solene das aparições: a própria Virgem Maria viria visitá-las. A aparição se deu em 02 de julho de 1961, por volta das 18 horas,  exatamente no mesmo local da aparição do anjo. As meninas rezavam o terço e eram acompanhadas por curiosos que gostariam de saber o que havia de especial naquele lugar.

Conta-se que Nossa Senhora apareceu entre dois Arcanjos, sendo um deles São Miguel, mas quanto ao outro, não se sabe. O título com qual a Virgem Maria se apresentava era de “Nossa Senhora do Monte Carmelo, tendo inclusive uma aparência diferente da imagem convencional: dessa vez trazia um manto azul e uma coroa de estrelas em volta de seu cabelo à mostra (coisa incomum). Trazia também o Menino Jesus em seu colo, e o escapulário do Carmo em um dos braços. A partir daí, as aparições se seguiram até o dia 13 de novembro de 1965. 

O conteúdo das mensagens de Maria Santíssima às meninas não diverge do convencional das demais aprovadas pela Igreja: oração, penitência e reparação pelos pecados cometidos pela humanidade, incluindo as revelações relacionadas ao fim dos tempos, tais como o Aviso, o Milagre e o Castigo. Não nos ateremos a essas profecias, pois o objetivo do texto é apenas relatar os fatos, e também porque é uma aparição que ainda está sob investigação. Mas serão relatados alguns fatos muito interessantes sobre algumas ocorrências no meio das aparições:

– Caminhadas em êxtase: as meninas caminhavam de braços dados em passos iguais sem se desequilibrarem, rapidamente, de modo que alguns se cansavam ao acompanharem-nas;

– Devolução de sacramentais: muitos dos fiéis que iam ao local das aparições entregavam às meninas objetos para que Nossa Senhora os osculasse. As meninas, ainda em êxtase, os devolviam aos respectivos donos sem erro!

– Insensibilidade: alguns médicos que iam examinar as meninas se surpreendiam com o fato de que elas eram não sentiam as espetadas na pele, ou luzes fortes nos olhos que aqueles lhes colocavam. Elas estavam alheias do ambiente ao redor;

– Quedas estáticas: durante as aparições, as meninas ajoelhavam-se de uma vez no solo em meio a pedras, mas não demonstravam qualquer dor. Além do mais, caíam no chão em posição ereta, e se tornavam tão pesadas que alguns homens juntos não conseguiam carregá-las.

Ainda há muitos outros detalhes que podem ser feitos acerca dos fenômenos de Garabandal, mas deixaremos para outros posts. O fato é que recentemente o filme que narra a história das aparições foi lançado gratuitamente através do Youtube, com dublagem em português. Este é o link para acessá-lo:

Roguemos à Mãe Santíssima que nos dê a graça de sermos sempre, em quaisquer ações de nossas vidas, obedientes à voz de Deus, e para que a Santa Igreja, no tempo oportuno, nos dê o parecer sobre as aparições.

Continua…

2 Comentários
  1. Verônica Diz

    Assisti o filme no dia do lançamento,que bom que fizeram um post sobre.👏🏼🙏🏼

    1. Cooperadores Diz

      Gostou do filme, Verônica? Conta pra gente o que achou. Deus abençoe.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.