Conheça, ame, viva e defenda a Fé Católica

E03T06 – A Imortalidade da Alma

285

Neste episódio falamos sobre a Imortalidade da Alma, tomando o assunto tanto sob o aspecto filosófico, contra os ateus e agnósticos, racionalistas, como também teológico, em defesa da fé cristã contra os Testemunhas de Jeová, Adventista e outros. No quadro “Vida dos Santos” falamos sobre São Tiago, o Maior.

A Imortalidade da Alma

Não, nossa vida não acaba aqui. Há em todo o ser humano o desejo inato pela imortalidade, demonstrável pelo fato de que todos nós instintivamente buscamos conservar a nossa vida — seja pela alimentação adequada, pelo uso da medicina, ou até mesmo pelo uso da força (e da fuga) num perigo iminente. Assim como a visão é correspondida com a luz, como a audição é correspondida pelo som, assim também o desejo inato pela conservação da vida há de ser correspondido, porque não haveria razão para torná-lo a única inclinação inata do ser humano sem correspondência com seu objeto.

O cristianismo herdou a sua crença na imortalidade da alma dos Judeus. Jesus, no Novo Testamento, em plena conformidade com a razão natural e com a doutrina judaica, atesta a imortalidade na sua promessa feita ao Bom Ladrão (Lucas XXIII, 39-43), na Parábola do Rico e do Lázaro (Lucas XVI, 19-31), na sua Transfiguração junto de Elias e Moisés (Marcos IX, 2-4) e na sua própria Ressurreição, quando foi pregar aos mortos, no limbo (I Pedro III ,18-20).

Enfim, são volumosas as evidências da Imortalidade da Alma, e o nosso objetivo com este episódio foi trazê-las à luz, desatando também os nós e as dificuldades que se levantam contra esta certeza que é tanto de fé quanto de razão.

Informações

Ilustração da Capa: Yves Bondan

Clube do ouvinte: Acessar
Compre na Amazon: Amazon

Curta: Facebook
Siga: Twitter
Assista: YouTube
Insta: Instagram
Entre: Telegram
Ouça: Spotify / Deezer

Telegram:

Canal: Entrar
Grupo: Entrar

WhatsApp:

Grupo Oficial: Peça em nossas redes sociais.

2 Comentários
  1. Érisson Diz

    Deus seja louvado pelo seu apostolado, meu nobre. Salve Maria!

    1. Cooperadores Diz

      Amém, igualmente, meu caro.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.