Conheça, ame, viva e defenda a Fé Católica

E06T06 – A Lei Natural (Com Victor Sales Pinheiro e Rafael Cronje)

155

Neste episódio, falamos sobre a Lei Natural, com os grandes Victor Sales Pinheiro e Rafael Cronje Mateus. No quadro “Vida dos Santos” falamos sobre São Mateus.

A Lei Natural

Assim como há leis da física — como a gravidade, o empuxo e a inércia — e tantas outras leis que regem “a criação”, é razoável crer que haja uma lei para regular o comportamento humano. Uma lei que é um princípio universal e imutável que conduz o homem no discernimento do bem que deve fazer e do mal que deve evitar.

O catecismo ensina que “O homem participa na sabedoria e na bondade do Criador, que lhe confere o domínio dos seus actos e a capacidade de se governar em ordem à verdade e ao bem. A lei natural exprime o sentido moral original que permite ao homem discernir, pela razão, o bem e o mal, a verdade e a mentira: ‘A lei natural […] está escrita e gravada na alma de todos e de cada um dos homens, porque não é senão a razão humana ordenando fazer o bem e proibindo pecar’”. 

Ainda que, dependendo do tempo e do espaço, da cultura e das circunstâncias, a compreensão de bem e mal possa variar, o princípio da busca do bem e da repulsa ao mal nunca muda; assim como não mudam a busca pela verdade e o repúdio à mentira, a busca pela justiça e o ódio à injustiça, nem o desejo de viver e objeção a tudo aquilo que atenta contra a vida inocente. Por isso numa observação das sociedades e culturas de todos os tempos e lugares, apesar das diferenças no comportamento moral, é possível enxergar um núcleo de princípios comportamentais em comum, que muito provavelmente estão relacionados com a Lei Moral Natural.

Informações

Filosofia do Direito Natural de John Finnis: Adquirir

Clube do ouvinte: Acessar
Compre na Amazon: Amazon

Curta: Facebook
Siga: Twitter
Assista: YouTube
Insta: Instagram
Entre: Telegram
Ouça: Spotify / Deezer

Telegram:

Canal: Entrar
Grupo: Entrar

WhatsApp:

Grupo Oficial: Peça em nossas redes sociais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.