A Igreja sempre creu nos anjos
A existência dos seres espirituais, não-corporais, que a Sagrada Escritura chama habitualmente de anjos, é uma verdade de fé. O testemunho da Escritura a respeito é tão claro quanto a unanimidade da Tradição. Enquanto criaturas puramente espirituais, são dotados de inteligência e de vontade. São criaturas pessoais e imortais. Superam em perfeição todas as criaturas visíveis. Disto dá testemunho o fulgor de sua glória.
— CIC 328, 330
São Clemente de Roma
35 – 97 D.C.
Consideremos como toda a multidão de seus anjos, estando junto Dele, estão a serviço de Sua vontade. De fato, a Escritura diz: ‘Miríades e miríades estão junto Dele; milhares e milhares estão a Seu serviço. E eles gritam: Santo, Santo, Santo é o Senhor dos Exércitos! Toda a Criação está cheia de Sua glória.
1ª Carta aos Coríntios 34, 5-6
Carta a Barnabé
70 – 132 D.C.
Existem dois caminhos de ensinamento e autoridade: o da luz e o das trevas. A diferença entre os dois é grande. De fato, sobre um estão postados os anjos de Deus, portadores da luz; e sobre o outro, os anjos de Satanás.
18, 1
São Justino, Mártir
100 – 165 D.C.
Que os anjos existem e que são serem permanentes e não se reduzem àquilo de que tiveram princípio, sao coisas demonstradas.
Diálogo com Trifão 128, 4
Atenágoras de Atenas
133 – 190 D.C.
Não somos ateus. Cremos em Deus Pai, Filho e Espírito santo, mas ensinamos também que existe uma multidão de anjos e ministros, a quem Deus, Criador e Artifice do mundo, através do Verbo que Dele provém, distribuiu e ordenou para que estivessem em torno dos elementos, dos céus e do mundo, e do que existe no mundo, para que cuidassem da sua boa ordem.
Súplica pelos Cristãos 10
Santo Ireneu de Lyon
130 – 202 D.C.
Este mundo é rodeado por sete céus, nos quais habitam inúmeras potências, anjos e arcanjos, que asseguram um culto a Deus todo-poderoso e criador do universo […] Este Deus, isto é, o Pai, vem, pois, glorificado por seu Verbo, que é seu Filho para sempre, e pelo Espírito Santo, que é a Sabedoria do Pai de todos. E suas potências, a do Logos e da Sabedoria, chamadas também Querubins e Serafins, glorificam a Deus com voz incessante; e qualquer outra criatura que com Eles está nos céus dá glória a Deus, Pai de todos. Ele, com a Palavra, conferiu a existência ao universo inteiro; e neste universo há também anjos; e a este universo inteiro deu leis, ordenando que cada qual esteja e permaneça em seu seio, sem sair dos limites decretados por Deus, cumprindo cada um o trabalho que lhe foi assinalado.
Demonstração da Pregação Apostólica 9, 10
Clemente de Alexandria
100 – 180 D.C.
Aquele que crê, reza com os anjos, mesmo que reze sozinho, porque com ele se reúne o coro dos santos que ficam em sua companhia.
Stromata, Livro VII, 12
Orígenes de Alexandria
150 – 215 D.C.
Também faz parte do ensinamento da Igreja, que certamente existem anjos de Deus, e também boas influências, que são Seus servos, trabalhando em busca da salvação dos homens.
Das Doutrinas Fundamentais 1, pref. 10