E03T05 – Cruzadas: Uma Introdução

136

Neste episódio nós conhecemos a vida de Santo Antônio de Sant’anna Galvão e falamos sobre o As Cruzadas, fazendo uma introdução a este assunto.

Este é, sem dúvida, um assunto espinhoso. E é assim porque foram muitos os acontecimentos, são muitos os documentos, muitos são os historiadores com visões diversas e que acentuam um ou outro ponto, um ou outro acontecimento, um ou outro personagem; e sobretudo houve e ainda há muitos difamadores da igreja — protestantes, iluministas e de tudo quanto é lugar — que se valem desses acontecimentos, dos documentos históricos, para caluniar a igreja; criando narrativas ou mesmo inventando mitos, para gerar descrédito e assim tentar derrubá-la de uma vez. Qualquer um que se ponha a ensinar a história das cruzadas já começa com uma enorme desvantagem, porque não basta simplesmente contar a história, uma vez que todo o nosso imaginário está contaminado com ideias que colocarão inúmeras objeções diante de nós, é preciso, ao passo que se ensina, limpar o terreno, refutar os erros, para que aí a verdade possa se assentar, florescer e frutificar.

Muito mais, do que uma exposição fiel e historiográfica das cruzadas, nos seus mínimos detalhes, este episódio que é introdutório — e, em quatro anos de Cooperadores, é o primeiro episódio sobre o assunto — se propõe a isso: limpar o terreno, derrubar os mitos… Vamos falar de história? Sim! Mas ao modo introdutório, para em breve nos aprofundemos em novos episódios, com muito mais riquezas de detalhes sobre as Cruzadas.


Curso Guerras Católicas: Adquirir

Clube do ouvinte: Apoia.se
Compre na Amazon: Amazon

Curta: Facebook
Siga: Twitter
Assista: YouTube
Insta: Instagram
Entre: Telegram
Ouça: Spotify / Deezer

Telegram:

Canal: Entrar
Grupo: Entrar

WhatsApp:

Grupo Oficial: Peça em nossas redes sociais.

2 Comentários
  1. PATRICIA Diz

    Que o Espírito Santo continue a te guiar para nos iluminar cada vez mais em nossa Sã Doutrina!

    1. Cooperadores Diz

      Deus abençoe!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.