Conheça, ame, viva e defenda a Fé Católica

E24T05 – A Alma

144

Neste episódio nós falamos sobre o Beato Francisco Palau y Quer, fundador das Carmelitas Missionárias; no assunto principal, nós falamos sobre A Alma, com um grande convidado: Prof. Vinícius Duarte, do Instituto Antônio Royo Marín.

Beato Francisco Palau y Quer

Francisco de Jesus Maria José Palau y Quer foi um sacerdote carmelita espanhol fundador de duas congregações de irmãs carmelitas: as Carmelinas Missionárias e as Carmelitas Missionárias Teresianas. Foi beatificado pelo Papa João Paulo II no dia 24 de abril de 1988.

Estudou no seminário de Lérida e depois ingressou na Ordem dos Carmelitas Descalços. Foi ordenado sacerdote em 1836 e trabalhou na França de 1840 a 1851. Ao retornar ao seu país dedicou-se à pregação e às missões populares, especialmente em Barcelona e nas Ilhas Baleares. Fundou também uma família de Irmãos da Caridade, que acabou desaparecendo ao longo do tempo.

A Alma

Este foi um tema muito pedido entre os nossos ouvintes e seguidores. A alma humana desperta o interesse do homem desde os primórdios da filosofia. Platão e Aristóteles já falavam sobre ela e o seu entendimento alcança o cume com Santo Tomás de Aquino, no Século XIII.

Ao contrário do que muita gente pensa, a alma humana é um problema antes filosófico do que teológico. E na filosofia antiga os quatro maiores tópicos estudados e debatidos a respeito da alma é a sua natureza, a sua origem, suas relações com o corpo e a sua sobrevivência fora do corpo.

Neste episódio, com o professor Vinícius Duarte, tentaremos trazer algumas luzes e explicações para que compreendamos mais perfeitamente não só a alma, como a a natureza humana como um todo — que é corpo e alma.  

Informações

Clube do ouvinte: Acessar
Compre na Amazon: Amazon

Curta: Facebook
Siga: Twitter
Assista: YouTube
Insta: Instagram
Entre: Telegram
Ouça: Spotify / Deezer

Telegram:

Canal: Entrar
Grupo: Entrar

WhatsApp:

Grupo Oficial: Peça em nossas redes sociais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.