E15T05 – São José

164

Neste episódio nós falamos sobre Santa Teresa Margarida do Coração de Jesus e na pauta principal falamos sobre o Glorioso São José, Patrono da Igreja Universal.

Santa Teresa Margarida do Coração de Jesus

A Irmã Teresa Margarida nasceu no dia 15 de Julho de 1747, em Arezzo, na Itália. Seu nome de batismo era Ana Maria. Desde muito pequena notava-se a vocação para uma vida devota, gostava de colher flores para as oferecer a Jesus. Na juventude, procurava exercitar em cada dia uma virtude. Adorava rezar diante do sacrário, onde dizia palpitar o “Coração do Amor”.

Tinha 17 anos quando adentrou ao Carmelo. No período de Postulando sofreu com um tumor maligno que a fez sofrer muito. Restabelecida, iniciou o Noviciado, tomando o seu hábito e mudando o seu nome pelo de Teresa Margarida do Coração de Jesus. O mistério da Cruz e os espinhos que rodeavam o Coração de Cristo era o que a atraia, fazendo-a sempre humilde, alegre e caridosa. O seu lema era: “Padecer e calar por Jesus”. No dia 5 de Março de 1770, depois de comungar fervorosamente, caiu doente mais uma vez. O Crucifixo, que sempre teve nas mãos foi a sua força. Morreu dois dias depois com pouco mais de vinte e dois anos.

Teresa Margarida encontrou na meditação da Paixão de Cristo e no seu Coração o segredo da sua pureza, simplicidade, amor e caridade. Foi beatificada a 9 de Junho de 1929 e canonizada a 13 de Março de 1934 por Pio XI. 

São José

O silêncio das escrituras não foi capaz de eclipsar a figura e a devoção a São José na história da Igreja. A vida deste glorioso homem, permeada de mistério, se revela ao estudarmos as circunstâncias em que viveu.

São José foi o maior de todos os santos, todos os anjos e todos os profetas, porque só ele recebeu a graça imensa de ser o pai adotivo do Filho de Deus encarnado. Enquanto todos os demais serviram a Deus, a São José o próprio Deus foi obediente (cf. Lucas 2, 51).

O que pretendemos fazer aqui é desvendar a grandiosidade deste que é o Patrono da Igreja Universal — contando um pouco da sua história e apresentando alguns aspectos da devoção josefina e como ela se deu no decorrer da história da Igreja.

Informações

Clube do ouvinte: Acessar
Compre na Amazon: Amazon

Curta: Facebook
Siga: Twitter
Assista: YouTube
Insta: Instagram
Entre: Telegram
Ouça: Spotify / Deezer

Telegram:

Canal: Entrar
Grupo: Entrar

WhatsApp:

Grupo Oficial: Peça em nossas redes sociais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.