E14T05 – Vícios e Virtudes: Avareza e Generosidade

328

Neste episódio nós falamos sobre Santa Maria Madalena de Pazzi e, pauta principal, retomamos a série Vícios e Virtude, falando agora sobre a Avareza e a Generosidade.

Santa Maria Madalena de Pazzi

Ainda jovem foi admitida no Carmelo da Antiga Observância do Mosteiro de Santa Maria dos Anjos, de Florença. Aliou uma vida espiritual intensa à observância firme dos votos religiosos e levou uma vida de muita oração e abnegação.

No período logo após o Concílio de Trento, escreveu diversas cartas para bispos e até para o Papa, clamando pelo zelo dos sacerdotes contra a tibieza do povo católico, e dirigiu as suas irmãs no caminho da perfeição. Padeceu de severos sofrimentos físicos e dura provação espiritual, que puseram à prova sua paciência. A tudo suportou sem uma queixa sequer, entregando-se exclusivamente ao amor à Paixão de Jesus.

Foi beatificada pelo Papa Urbano VIII no dia 8 de Maio de 1626 e canonizada pelo Papa Clemente IX a 28 de Abril de 1669. Seu corpo está incorrupto e repousa na igreja do convento onde sempre viveu.

Avareza e Generosidade

A avareza, assim como se dá também com a gula e a luxúria, deve ser combatida logo no início da caminhada espiritual. Trata-se do apetite desordenado pelo dinheiro e pelos bens materiais.

Ela pode se manifestar como uma espécie de gula, tanto por dinheiro quanto por bens, às vezes chamada de ganância — uma cobiça desenfreada; ou como um apego excessivo, uma dificuldade imensa de se desfazer de algo.

A generosidade é a virtude imediatamente oposta à avareza. Trata-se da é a virtude daquele que se dispõe a sacrificar os seus próprios interesses em benefício dos outros. Um verdadeiro ato de generosidade implica sempre em perder algo. Sem sacrifício não há generosidade .

Informações

Clube do ouvinte: Acessar
Compre na Amazon: Amazon

Curta: Facebook
Siga: Twitter
Assista: YouTube
Insta: Instagram
Entre: Telegram
Ouça: Spotify / Deezer

Telegram:

Canal: Entrar
Grupo: Entrar

WhatsApp:

Grupo Oficial: Peça em nossas redes sociais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.