E17T05 – Chesterton e a Defesa da Fé (com Junior Volcan)

344

Neste episódio nós falamos sobre São João da Cruz, carmelita e doutor da Igreja — conhecido como doutor místico — foi também um grande tomista da Escola de Salamanca. O assunto da pauta principal foi Chesterton e a Defesa da Fé, com um grande convidado, Junior Volcan, professor e pesquisador, grande divulgador das obras de Chesterton aqui no Brasil.

São João da Cruz

São João da Cruz nasceu na Espanha, na província de Ávila, aproximadamente em 1542. Veio de uma família pobre. Seu pai, de família nobre, para se unir à sua esposa, deixou tudo — a família não a aceitava. Ficando na miséria, eles tiveram três filhos. O pai morreu quando João ainda era pequeno, o que dificultou ainda mais as coisas.

Quando maior, João quis seguir a vida religiosa, buscando o radicalismo, primeiramente desejou ser um monge cartuxo, porém depois optou pelo Carmelo. A cela de São João tinha uns três metros de comprimento por dois de largura. Ele sofreu muito por ordem de seus Superiores, foi insultado, preso e até espancado, pois os outros monges não aceitavam as reformas que João da Cruz propunha. Suportou tudo com resignação e buscava conformar seus sofrimentos com os sofrimentos de Cristo.

Escreveu diversos poemas e obras espirituais que lhe cunharam o título de Doutor Místico por sua profunda união com Deus e pelo itinerário de Santidade que deixou registrado.

Veio a falecer no dia 14 de dezembro de 1591. No dia 25 de janeiro de 1675 foi beatificado pelo Papa Clemente X e canonizado em 27 de dezembro de 1726. Foi Pio XI, em 1926, quem o reconheceu como Doutor da Igreja.

Chesterton e a Defesa da Fé

Gilbert Keith Chesterton foi escritor, poeta, jornalista, crítico literário, filósofo, grande apologeta e, acima de tudo, um grande defensor do senso comum. A verdade é que ele foi o Filósofo do Senso Comum.

Ainda fora da Igreja, defendia as verdades católicas com a coragem de um soldado em campo de batalha e, levado pelo próprio senso comum que defendia à conversão, pôde antecipar com voz profética os problemas e dramas morais, espirituais e culturais que vivemos hoje, em pleno Século XXI.

Por seu retorno retorno à fé católica e sua defesa, o Papa Pio XI concedeu-lhe o título de Defensor Fidei, reconhecendo a importância de sua obra e do seu retorno à antiga religião — como ele chamava a Igreja.

Mas o que Chesterton, em pleno Século XX, tem a ensinar àqueles que defendem a fé católica nos dias de hoje? Ouça e descubra.

Links e Citações do Episódio

Informações

Clube do ouvinte: Acessar
Compre na Amazon: Amazon

Curta: Facebook
Siga: Twitter
Assista: YouTube
Insta: Instagram
Entre: Telegram
Ouça: Spotify / Deezer

Telegram:

Canal: Entrar
Grupo: Entrar

WhatsApp:

Grupo Oficial: Peça em nossas redes sociais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.